trabalhar estrangeiro

 

Equadramento

Trabalhar no estrangeiro é uma experiência que os cidadãos nacionais continuam a considerar como uma opção válida, em alternativa ao trabalho em Portugal, impulsionados pelo fenómeno da globalização e a atratividade de certos países em matéria de condições de trabalho e oportunidades de carreira.

Trabalhar noutro país pode significar uma melhoria das condições de vida, mas existem desafios e exigências para os quais deve preparar-se antecipadamente de forma adequada.

Antes de partir, informe-se sobre as condições de vida e trabalho no país de destino; conhecimentos linguísticos; profissões regulamentadas; acesso aos cuidados de saúde e à segurança social; benefícios e obrigações fiscais; formalidades legais e administrativas; cuidados a ter; contactos úteis.

A língua, religião ou a cultura do país de destino podem, por vezes, constituir uma barreira difícil de ultrapassar. Informe-se sobre o estilo de vida da população e os aspetos particulares que deve respeitar: contacte o consulado do país para onde pretende emigrar e informe-se sobre estes fatores, bem como sobre os requisitos legais e outros para permanecer e trabalhar no país escolhido.

À chegada ao país de destino, efetue a sua inscrição no Consulado de Portugal da área de residência. Os Postos Consulares portugueses estão disponíveis para prestar apoio aos cidadãos portugueses, dar informações ou esclarecer dúvidas.

 

INFORME-SE ANTES DE PARTIR

Consulte as informações disponíveis nos seguintes links:

IEFP - www.iefp.pt

ACT - www.act.gov.pt

Segurança Social - www.seg-social.pt

Finanças - www.portaldasfinancas.gov.pt

Saúde - www.dgs.pt

 

Para informações adicionais, deverá ser consultada a Direção de Serviços de Emigração, através dos seguintes contactos:

Morada: Av. Infante Santo, 42 - 3º andar - 1350-179 Lisboa
Telefone: 217 929 734
Enviar e-mail

Poderá também consultar a Direção de Serviços Regionais, através dos seguintes contactos:

Morada: Rua do Rosário, 135 - 4050-523 Porto
Telefone: 223 395 450
Enviar e-mail

Consulte aqui a Brochura "Trabalhar no Estrangeiro".

 

Alerta-se para o facto de circularem cada vez mais, via web, ofertas de trabalho falsas, pelo que se sugere, em caso de dúvida sobre a autenticidade das propostas apresentadas, o contacto com um dos serviços acima citados.

 

  • Partilhe