Trabalhar em Países Terceiros

Trabalhar noutro país pode significar uma melhoria nas suas condições de vida, mas existem desafios e exigências para os quais deve preparar-se antecipadamente de forma adequada.

Tenha em conta os seguintes fatores aquando da sua tomada de decisão:

  • A adaptação a uma nova cultura e uma língua talvez desconhecida;
  • A distância de Portugal, da sua família e da rede de amigos;
  • O contacto com regimes de impostos e proteção social ou com sistemas de saúde e de ensino organizados de forma diferente, face à realidade portuguesa.

Tentativa de fraude – esteja atento:

Em matéria laboral, uma empresa idónea não exige aos candidatos selecionados o pagamento de fees, taxas, despesas administrativas, deslocações, emissão de vistos etc. , seja com que pretexto for. Caso contrário, haverá uma grande possibilidade de tal oferta de trabalho configurar uma proposta de emprego fraudulenta. Em geral, um processo de recrutamento normalmente passa por um processo de entrevistas presenciais ou por vídeo conferência, bem como solicitação de informações ao interessado relativamente ao seu anterior emprego em Portugal.

Aconselha-se que proceda sempre com cuidado na avaliação das propostas de trabalho oferecidas e, principalmente, não adiante, sob pretexto algum, qualquer verba.

A melhor forma de se preparar é, pois, adquirir uma boa informação sobre o(s) país(es) da sua preferência.

INFORME-SE ANTES DE PARTIR

Consulte as informações disponíveis nos seguintes links:
https://www.iefp.pt/trabalhar-no-estrangeiro

  • Partilhe