Última atualização: 28/09/2020

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

COVID 19 - (28-09-2020)

A partir de 28 de setembro de 2020, a Áustria aplicará um aviso parcial de viagem para as Regiões de Lisboa e do Norte (nível 5).

Assim, quando viajar para a Áustria, um teste SARS-CoV2 (PCR) negativo apenas será necessário se residir numa das duas Regiões mencionadas, ou se as visitou nos últimos 10 dias antes da sua entrada na Áustria.

Desde 28 de setembro de 2020, os viajantes que, nos 10 dias que antecedam a sua entrada na Áustria, tenham permanecido na Região de Lisboa (Área Metropolitana de Lisboa) ou do Norte (Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Alto Tâmega, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes), à entrada no país têm de estar na posse de um atestado confirmando que efetuaram, nas últimas 72 horas, um teste de biologia molecular ao SARS-CoV-2 (teste PCR), com resultado negativo, e que deve ser exibido em caso de controlo. Crianças até aos 6 anos não necessitam de atestado.

Quem entrar na Áustria sem atestado tem de estar na posse de uma Declaração de Entrada e Trânsito, a ser apresentada em caso de controlo, e cumprir quarentena no alojamento ou domicílio, até efetuar um teste de biologia molecular ao SARS-CoV-2 (teste PCR) dentro de 48 horas após a chegada num laboratório austríaco autorizado. Logo que recebido o resultado, negativo, pode ser terminada a quarentena.

Para testes na Áustria, consulte a página do Aeroporto de Viena ou a página do Ministério dos Assuntos Sociais austríaco.

Viajantes que tenham atravessado as Regiões de Lisboa ou do Norte sem paragem, por exemplo para se deslocarem aos aeroportos de Lisboa ou do Porto, não precisam de atestado (ou seja, não há necessidade de realizarem teste PCR) nem têm de cumprir quarentena.

Viajantes provenientes de outras Regiões de Portugal também não precisam de atestado sanitário, nem têm de cumprir quarentena.

O trânsito na Áustria é permitido desde que não haja nenhuma paragem prolongada e estiver garantida a saída imediata do país. Compreende-se também como trânsito os voos de ligação, ou ainda os trajetos rodoviários ou ferroviários desde o aeroporto com destino ao estrangeiro. Em caso de trânsito, não é necessária a apresentação de atestado médico, mas é necessário que a/o viajante possua a Declaração de Entrada e Trânsito supra referida.

 

 

 

  • Partilhe