Última actualização: 2020-09-07

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO 

07-09-2020

O governo da Costa Rica anunciou ontem o processo de transição e abertura controlada do país que terá lugar durante o mês de Setembro.

Numa primeira fase de transição entre 31 de Agosto e 8 de Setembro será permitido:

- Continuação do processo de reabertura de estabelecimentos nas zonas amarelas.

- Abertura de um número limitado de estabelecimentos nas zonas laranjas segundo uma lista de exceções.

- Hotéis poderão ter ocupação de 100%, mas as áreas comuns não poderão exceder 50% de capacidade.

- Funcionamento das praias e lagos de todo o país no período das 5 da manhã às 14:30.

A partir de 9 de Setembro, entrar-se-á na fase de reabertura controlada, durante a qual os estabelecimentos poderão estar abertos entre as 05h00 e as 22h00 de 2ª a sexta, e das 05h00 às 20h00 aos fins-de-semana, respeitando um limite de 50% da capacidade máxima.

Todos os locais com atividades de concentração maciça e eventos continuam proibidas, nomeadamente bares, casinos, entre outros. Alguns lugares de culto, cinemas, teatros e salas de eventos serão excecionados numa lista a definir pelo governo e com lotação limitada.

Durante todo o mês de Setembro, serão unificadas as restrições veiculares para todo o país – segundas-feiras podem circular matriculas terminadas em 1 e 2, terças 3 e 4, quartas 5 e 6, quintas 7 e 8, sextas 9 e 0; sábados matrículas pares e domingos impares. Os automóveis poderão circular das 5:00 às 22:00, durante a semana e das 5:00 às 20:00 ao fim de semana.

Governo anunciou também que plano será reavaliado no final de setembro, podendo estas medidas serem revertidas.

Para mais informações visite https://www.presidencia.go.cr/comunicados/2020/08/plan-de-medidas-para-septiembre-tendra-dos-etapas/

24/07/2020

A Costa Rica reabre o aeroporto a voos comerciais provenientes da Europa a partir do dia 1 de agosto, embora com algumas limitações. Os primeiros voos serão da Alemanha e Espanha, e posteriormente do Canadá e Reino Unido.

Está permitida a entrada de nacionais do Espaço Schengen, que serão recebidos no Aeroporto Internacional Juan Santamaría, devendo obrigatoriamente cumprir os seguintes requisitos:

- Apresentação no momento da chegada do comprovativo do teste Covid-19, com resultado negativo, realizado nas 48 horas prévias à chegada;

- Formulário digital epidemiológico da “Caja Costarricense de Seguro Social” devidamente preenchido;

- Apresentação de seguro de viagem que cubra alojamento em caso de necessidade de efetuar quarentena, bem como todos os gastos médicos por doença.

Recorda-se a obrigatoriedade do uso de mascaras e o cumprimento das medidas de distanciamento físico, medição de temperatura e qualquer outra medida adotada pelas Autoridades da Costa Rica no âmbito sanitário.

No que concerne ao turismo, as Autoridades decretaram que a partir de 1 de agosto o horário permitido para uso das praias localizadas em zonas amarelas será de 5H00 a 14H30, permitindo-se a pratica de surf. Estão também autorizados os tours com atividades ao ar libre, nomeadamente caminhadas, teleféricos, …, atividades recreativas aquáticas e aéreas, todas sujeitas às medidas sanitárias exigidas.

Para mais informações:

https://www.ministeriodesalud.go.cr/index.php/centro-de-prensa/noticias/741-noticias-2020/1813-apertura-de-vuelos-comerciales-al-pais-inicia-el-01-de-agosto-con-trayectos-limitados-desde-europa

 



 

  • Partilhe