Última atualização: 30/11/2023

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

PLANO VIGIPIRATE – NIVEL “URGENCE ATTENTAT”

Na sequência dos atentados de dia 29 de outubro de 2020, as autoridades francesas decretaram o nível de “Urgence Attentat” do plano Vigipirate (Plano de Segurança Nacional de combate ao terrorismo). Este nível de alerta coloca todos os serviços envolvidos na luta contra o terrorismo e gestão de crise em vigilância máxima.

Recomendamos que os cidadãos nacionais em França respeitem as indicações das autoridades locais relativas à boa implementação das medidas associadas a este nível de alerta.

 

ENTRADA EM FRANÇA

As autoridades francesas são responsáveis por definir e aplicar as regras de entrada. Em caso de dúvida deve entrar em contacto com a Embaixada ou os Postos Consulares de França em Portugal.

O atual regime de entradas no país em contexto de pandemia de Covid-19 pode ser consultado na seguinte página: https://www.interieur.gouv.fr/Actualites/L-actu-du-Ministere/Attestation-de-deplacement-et-de-voyage.

Antes de viajar, certifique-se que:

  • tem os documentos válidos para viajar;
  • tem dinheiro ou como a este aceder;
  • está coberto pelo seu plano de saúde/seguro de saúde durante a sua deslocação;
  • consegue providenciar pelo estender da sua visita e permanecer por mais tempo do que previsto por motivos de saúde.

Consulte os seguintes sites para mais informações relativamente a:

- Perguntas frequentes: Réponses à vos questions - Ministère des Solidarités et de la Santé (solidarites-sante.gouv.fr)

- Passagem por via terrestre por Espanha:  página dos Conselhos aos Viajantes de Espanha.

Posso entrar em França sem necessidade de outros documentos que não Cartão de Cidadão ou Passaporte?

Atualmente sim. Para saber mais consulte https://www.diplomatie.gouv.fr/fr/.

 

É possível atravessar França para ir trabalhar para outro país?

Sim. No entanto, recomendamos que solicite informações adicionais, quer à Embaixada de França em Lisboa, quer à Embaixada do país de destino em Lisboa.

 

Em que casos se está sujeito a quarentena?

A quarentena não é atualmente aplicada em França. Para mais informação consulte o site: https://www.diplomatie.gouv.fr/


ESTADIA EM FRANÇA

 

Em caso de problemas, contacte o Consulado Geral na área de jurisdição que irá visitar ou o Gabinete de Emergência Consular (GEC) - atendimento 24 horas - contacto telefónico:  + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472 | gec@mne.pt.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

  PlayStoreAppStore

 

 

  • Partilhe