Última atualização: 21/11/2023

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. Assinala-se a importância de ter um seguro que cubra todas as eventualidades durante a viagem, incluindo os riscos associados ao COVID -19.

 

AVISO

COVID 19 

O Ministério da Saúde Pública e Assistência Social da Guatemala definiu as diretrizes de biossegurança para a prevenção da COVID-19 nos pontos de entrada no território nacional:

  • Não é necessário registo ou certificado de vacinação;
  • Não é necessário apresentar teste para a deteção de COVID-19;
  • Não viajar se apresentar quaisquer sintomas de doença respiratória aguda ou suspeita de COVID-19;
  • No caso de viajantes e migrantes, devem ser aplicadas as mesmas medidas descritas acima e os passageiros com contraindicações médicas certificadas estão isentos da utilização de máscara.
  • Uso obrigatório e adequado de máscara nos seguintes locais:

- Hospitais públicos e privados, centros de saúde, postos de swab e vacinação, clínicas médicas e laboratórios;

- Centros de cuidados para a terceira idade;

- Centros de detenção;

- Transporte urbano e extraurbano.

Mais informações sobre protocolos de entrada no país em: https://igm.gob.gt/

O nível de alerta epidemiológico é determinado periodicamente pelo Ministério da Saúde Pública e Assistência Social. O nível de alerta pode ser consultado em:

https://tablerocovid.mspas.gob.gt/

 

BLOQUEIO DE ESTRADAS

Desde dia 2 de outubro de 2023 estão em curso bloqueios de estradas em toda a Guatemala devido à situação política no país. Estes bloqueios estão a afetar o tráfego e também o abastecimento de alimentos e produtos básicos, bem como de combustível. Tendo em conta este grave impacto nas comunicações viárias entre a capital e os principais centros turísticos do país (Antígua, Lago Atitlán e zona de Sololá, Quetzaltenango e oeste do país), recomenda-se prudência na marcação de viagens turísticas ou não essenciais para a Guatemala. Recomenda-se também que se evitem viagens desnecessárias e que se acompanhem as atualizações das autoridades sobre a situação das estradas. Tanto a Direção-Geral de Proteção e Segurança Rodoviária (PROVIAL) como o Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT) fornecem informações atualizadas sobre a evolução da situação, que podem ser consultadas através das redes sociais (@ProvialOficial @InguatPrensa) ou ligando para 1520 (Provial) e 1500 (Inguat).

O Aeroporto Internacional La Aurora (Cidade da Guatemala) está a funcionar normalmente e há voos de entrada e saída do país. No entanto, as comunicações com o aeroporto a partir de algumas zonas do país e da capital poderão ser afetadas.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 

Comunicações

Grau médio de qualidade. O uso de telemóvel está generalizado, embora a área de cobertura seja menor no interior, também pela orografia montanhosa de certas regiões. Fora das áreas mais urbanizadas, incluindo no percurso turístico Cidade da Guatemala-Lago Atitlán, há troços sem cobertura. A rede móvel utiliza o sistema digital norte-americano.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Para mais informações, os seguintes endereços de Internet podem ser consultados:

INSTITUTO NACIONAL DE SISMOLOGIA, VULCANOLOGIA, METEOROLOGIA E HIDROLOGIA https://insivumeh.gob.gt/

INSTITUTO DE TURISMO DA GUATEMALA (INGUAT) https://inguat.gob.gt/

Bombeiros Voluntários: 122

Bombeiros Municipais: 123

Polícia Nacional Civil: 110

Cruz Vermelha: 125 / 2381-6565

Não existe representação diplomática portuguesa na Guatemala, sendo os assuntos políticos e consulares deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal na Cidade do México.

NB: Cônsul Honorário de Portugal (vago).

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/rede-diplomatica/corpo-diplomatico-em-portugal

  • Partilhe