Última atualização: 26/01/2024
 
Nota importante
 

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISOS

As eleições presidenciais na Indonésia terão lugar no dia 14 de fevereiro de 2024. No período eleitoral recomenda-se que evite as zonas onde ocorrem manifestações políticas ou aglomerações de pessoas. Eventos deste tipo ocorrem com frequência e podem tornar-se violentos. Consulte os meios de comunicação locais para conhecer as recomendações de segurança.

Antes de viajar:

  • Assegure-se de que o seu passaporte tem validade igual ou superior a 6 meses à data prevista de saída da Indonésia;
  • Faça um seguro de viagem abrangente antes da partida. O atendimento em clínicas na Indonésia pode revelar-se bastante oneroso, com complicações em caso de falta de pagamento, e, quando estas não reúnam condições suficientes para o tratamento de determinados problemas, a extração do viajante para outros pontos apresenta custos avultados. Verifique ainda se o seguro cobre o risco de erupção vulcânica;
  • Esteja preparado para ter atrasos. Elabore um plano de contingência para o caso de o seu regresso ser adiado;
  • Verifique que tem dinheiro suplementar para pagar mais uma semana de hotel, no mínimo, caso seja necessário;
  • Verifique que deixa uma margem de segurança no tempo restante do seu visto de estada na Indonésia;
  • Tenha à mão os contactos do seu agente de viagens e/ou companhia aérea, para o caso de vir a precisar deles;
  • Traga suficientes reservas dos seus medicamentos habituais, junto com a prescrição médica, pois há restrições à entrada de medicamentos;
  • Compre, antes de vir, e esteja munido/a de uma máscara facial com proteção contra nuvem tóxica de cinzas e gases.
  • Consulte a presente página antes de viajar para a Indonésia, recomendando aos seus companheiros de viagem que o façam igualmente;
  • Faça o registo da sua viagem e tenha acesso a informação atualizada usando o seu smartphone, através da app “Registo Viajante” aqui:

Informe ainda da sua viagem a Embaixada de Portugal em Jacarta, e, complementarmente, o Gabinete de Emergência Consular, utilizando, respetivamente, os seguintes endereços de e-mail: sconsular.jakarta@mne.pt; gec@mne.pt. No e-mail que escrever, forneça dados que considere úteis, como um contacto telefónico acessível na Indonésia ou um ponto de contacto de emergência em Portugal.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore


                     

  • Partilhe