Última atualização: 30/09/2022

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISOS

No plano dos controlos sanitários a situação regressou à normalidade.

Cidadãos da UE podem entrar nos Koweit com E-VISA ou Visa “on-arrival”. Contudo, não é aconselhável a utilização de Visa “on arrival” uma vez que pode resultar em longas filas de espera no aeroporto. Algumas companhias áreas podem recusar o embarque.

Vistos de reagrupamento familiar estão suspensos mas deverão ser retomados em breve. Neste momento não é possível a alguém empregado no Koweit promover o reagrupamento familiar. No entanto, os familiares podem deslocar-se ao Koweit na posse de visto turístico.

Para casos de emergência, poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos contactos telefónicos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

No Koweit o não pagamento de dividas ou a emissão de cheques sem cobertura são considerados crime e poderão implicar a detenção em estabelecimento prisional, associada ao pagamento de multas e a apreensão do passaporte pelas autoridades e subsequente deportação ou interdição de saída do país até regularização da dívida, pelo que se aconselha o maior cuidado com este tipo de situação, que pode ocorrer até de forma involuntária. Alerta-se que, nestes casos, a Embaixada pode acompanhar o assunto e prestar apoio consular, não podendo contudo intervir nos processos judiciais nem interferir nas decisões decorrentes da aplicação do direito local do Kowait . 

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe