Última actualização: 2020-09-15

 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO

(15-09-2020)

Lituânia - medidas restritivas em vigor
 

A entrada na Lituânia a viajantes provenientes de Portugal está condicionada à medida de isolamento obrigatório de 14 dias, sendo, ainda assim, necessária a apresentação de teste negativo ao COVID-19, realizado até 72 horas antes da viagem.

Serão mantidos os controlos nas fronteiras. A partir de 15 de setembro, as chegadas por vias aérea, marítima, ferroviária ou rodoviária, através de serviços de transporte regular, especial ou charter, devem ser registadas eletronicamente no sítio da internet do Centro Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde da Lituânia, antes de se iniciar a viagem no ponto de origem, tendo os viajantes que apresentar confirmação do registo no momento do embarque. Os viajantes que atrevessem a fronteira por via terrestre, em veículo particular, deverão registar-se junto do Centro Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde da Lituânia nas 12 horas anteriores à sua chegada ao país.

Destas restrições excetuam-se as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, relativamente às quais as viagens em voos charter diretos são permitidas, mas sujeitas à assunção, pelos próprios viajantes, da responsabilidade pelos potenciais custos com tratamento médico e repatriamento, decorrentes de uma eventual infeção pelo Covid-19, os quais não estão cobertos pelas apólices de seguro normais.

Sugerimos a consulta regular do seguinte da hiperligação onde são atualizadas, com periodicidade semanal, as condições de entrada no país: https://lrv.lt/en/news/covid-19-related-restrictions-updated-on-3-september-2020

Contactos úteis:

 Coronavírus hotline 1808 (linha gratuita 24 horas, ligação a partir de território lituano)
 Linha do Centro de Saúde Pública (ligações a partir de território lituano ou do estrangeiro) +370 618 79984 e +370 616 94562 (24 horas).

Contacto correio eletrónico: koronavirusas@sam.lt

Foram reforçadas as condições de rastreio de passageiros nos aeroportos (e nos postos de fronteira), sendo todos os passageiros registados e testados à chegada.

Recomendamos a manutenção de contactos regulares com as companhias aéreas ou agências de viagens através das quais foram feitas reservas de viagem para garantir que os voos continuam ativos nas datas previstas.

Solicita-se a melhor atenção dos cidadãos nacionais que residam na Lituânia ou que pretendam viajar para aquele país para as informações oficiais partilhadas pelas competentes autoridades lituanas, disponíveis através dos seguintes links, que são objeto de atualizações regulares:

http://koronastop.lrv.lt/en/
https://urm.lt/default/en/important-covid19
http://sam.lrv.lt/lt/naujienos/koronavirusas (versão em lituano)

 


Consulado Honorário em Vilnius

Cônsul Honorário: Senhor Dalius Raškinis

Morada: K. Donelaicio str. 79-1

LT-44249 Kaunas

Lituânia

Telefone: (+370) 37 32 11 14

Fax: (+370) 37 322 467

Email: dalius.raskinis@etkc.lt

  • Partilhe