Última actualização:  2020-09-10

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

(10-09-2020)

O quadro legal em vigor em São Tomé e Príncipe obriga a que os passageiros a partir dos três anos apresentem um teste negativo à Covid-19 realizado 72h antes da partida e ao uso de máscara na aerogare e durante o voo, devendo possuirum stock que lhes permita a mudança ao fim de quatro horas. À chegada a São Tomé, estarão sujeitos a uma triagem térmica. Não existe qualquer obrigação de isolamento profilático. No regresso a Portugal, todos os passageiros com 12 ou mais anos de idadedevem fazer o teste até 72h antes da partida, num laboratório PCR localizado numa ala específica do Hospital Central.

Embora estejam a ser retomadas as ligações comerciais para o exterior, mais concretamente a ligação São Tomé-Lisboa (STP Airways e TAP), e entre São Tomé e o Príncipe, algumas unidades hoteleiras mantêm-se encerradas e apenas reiniciarãoa sua atividade quando houver garantias de taxas de ocupação rentáveis.

Mantém-se em vigor a Situação de Calamidade Pública, prorrogada pelo Governo são-tomense para o período de 1 a 15 de setembro, bem como as respetivas medidas de confinamento estabelecidas: uso obrigatório de máscaras nas vias públicase nos espaços de atendimento ao público; obrigatoriedade do respeito pelo distanciamento social; higienização das mãos; desinfeção constante dos espaços de atendimento ao público e proibição de aglomerações de pessoas, nomeadamente proibição de festas, privadase religiosas, procissões, festivais musicais, piqueniques, funcionamento das discotecas e fundões e a prática de desportos coletivos.

 

COVID-19  Atualizado 23/03/2020

Tendo em conta o período de exceção que se está a viver em São Tomé e Príncipe, disponibiliza-se de seguida os dois números de Emergência Consular (ativos 24 Horas) para atendimento e apoio em situações de emergência:

EMERGÊNCIA CONSULAR

+ 239 994 2763
+ 239 981 7766

20.03.2020 - Todos os passageiros provenientes do voo da STP AIRWAYS, previsto para chegar a São Tomé, no sábado, 21 de Março e subsequentes voos que possam vir a ter lugar, serão colocados em regime de quarentena obrigatória durante um período de quinze (15) dias, num local a determinar pelo Governo de São Tomé e Príncipe. Serão garantidas todas as condições de estadia, acompanhamento médico e alimentação para todos.

Outros 

1 - Confirma-se o surgimento de uma patologia ainda desconhecida que está a ser acompanhada pelas autoridades sanitárias do país, pelo que se aconselha quem se desloca a São Tomé e Príncipe a acatar todas as precauções, prévias e durante a estadia, que se recomenda sejam obtidas através de consulta ao viajante.

2 - Alertam-se os turistas que pretenderem percorrer os trilhos assinalados de percursos exploratórios para a inerente e elevada perigosidade dos referidos caminhos, aconselhando-se toda a cautela e, em particular na Ilha do Príncipe, em nenhuma circunstância ou sob qualquer pretexto deverá ser abandonado o trajeto devidamente assinalado.

3 - Foi definido pelo Banco Central de S.Tomé e Príncipe uma norma que prevê que todo e qualquer cidadão que deixe o país apenas pode levar consigo cinco exemplares de cada nota e/ou moeda atualmente em circulação.

  • Partilhe