Última atualização: 2020-08-07

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

Avisos COVID-19 (06/08/2020):
• Há um recolher obrigatório no local. Deve permanecer no seu alojamento entre as 23h00 e as 5h00, hora local.
• As opções de voos comerciais funcionam com frequência reduzida.
• Qualquer pessoa que pretenda viajar para a Serra Leoa deve obter autorização do Governo da Serra Leoa online antes de viajar.
• As fronteiras terrestres permanecem fechadas.
• Deve usar máscara facial em público.
• Os hotéis estão abertos.
• São proibidas grandes reuniões públicas com mais de 100 pessoas (por exemplo, concertos, eventos desportivos).
• Lugares de culto, igrejas e mesquitas reabriram para o culto.
• As pessoas são fortemente aconselhadas a lavar as mãos, usar gel higienizador e evitar o aperto de mãos.
• Aconselham-se as pessoas a manter um estrito distanciamento social.
• Se pensa que tem sintomas de COVID-19, deve ligar para a linha de emergência do Governo da Serra Leoa – 117. O tratamento de casos de coronavírus e a quarentena obrigatória para casos suspeitos são ambos realizados nas instalações do Governo da Serra Leoa. O website do Ministério da Saúde tem informações adicionais.


Requisitos de entrada em resposta ao coronavírus

Todas as fronteiras terrestres permanecem fechadas. Os voos comerciais internacionais foram retomados a 22 de julho.

Num anúncio de viagem a 17 de julho, o Governo da Serra Leoa anunciou novos protocolos COVID-19 de chegada e partida para qualquer pessoa que deseje viajar de e para a Serra Leoa. Se pretende viajar para a Serra Leoa, deve obter autorização do Governo da Serra Leoa através do portal www.travel.gov.sl antes de viajar.

Para obter a autorização deve ter o seguinte:

• prova de um teste PCR COVID-19 negativo emitido o mais tardar 72 horas antes da partida;
• um formulário de localização de passageiros de saúde pública antes da partida;
• e uma prova de pagamento dos testes COVID-19 à chegada, pagos através do portal.

Testes à chegada

• À chegada ao aeroporto internacional de Freetown Lungi, todos os passageiros são obrigados a fazer o teste COVID-19 PCR e RDT. Se o teste RDT for negativo, será autorizado a sair do aeroporto e a viajar para o seu destino final, onde deverá observar os protocolos de saúde pública enquanto espera pelo resultado do teste PCR (que não deverá demorar mais de 48 horas).
• Requisitos de quarentena – Se o teste RDT der positivo, será obrigado a isolar-se num hotel em Lungi às suas próprias custas enquanto espera pelo resultado do seu teste PCR. O resultado da PCR substitui o resultado do teste RDT. Se o resultado do teste PCR for positivo, será contactado pelas autoridades sanitárias da Serra Leoa e levado para um centro de tratamento estatal. Os passageiros sentados nas proximidades de um caso positivo no voo serão tratados como um contacto primário e terão de se autoisolar até terem um teste PCR COVID-19 negativo. O distanciamento social e o uso de máscaras de rosto são obrigatórios no aeroporto internacional de Freetown Lungi.

Teste à partida

Antes da partida da Serra Leoa, terá de pagar e obter um teste PCR COVID-19 negativo nas 72 horas anteriores à sua partida através do portal: www.travel.gov.sl. Os certificados que confirmam o resultado do teste ser-lhe-ão enviados por correio eletrónico e ser-lhe-ão disponibilizadas cópias para recolher pessoalmente no aeroporto. Terá de fornecer este certificado confirmando o resultado do seu teste no check-in. Se o seu teste for positivo, não poderá viajar e terá de seguir os protocolos de saúde pública para isolamento e rastreio de contactos.

Estará isento do teste COVID-19 à partida se chegar à Serra Leoa menos de 5 dias antes da partida. As crianças com menos de dois anos de idade também estão isentas.
Se pensa ter sintomas de COVID-19, deve ligar para a linha de emergência do Governo da Serra Leoa – 117. O tratamento de casos de coronavírus é efetuado nas instalações do Governo da Serra Leoa.
O website do Ministério da Saúde tem informações adicionais. As medidas estão sujeitas a revisão frequente, pelo que podem sofrer alterações a curto prazo.


Outros Avisos:

Os cidadãos nacionais residentes ou em trânsito são aconselhados a informar previamente da sua viagem a Secção Consular da Embaixada de Portugal em Dakar, e, complementarmente, o Gabinete de Emergência Consular, utilizando, respetivamente, os seguintes endereços de e-mail: dakar@mne.pt; gec@mne.pt. No e-mail que escrever, forneça dados que considere úteis, como um contacto telefónico acessível na Serra Leoa ou um ponto de contacto de emergência em Portugal.
Embora não exista história recente de terrorismo na Serra Leoa, existe uma ameaça latente de terrorismo em toda a região pelo que se recomenda aos viajantes que permaneçam atentos.

É obrigatória a vacina contra a cólera e a febre-amarela. Recomenda-se a vacinação contra a febre tifoide e as hepatites. Aconselha-se a profilaxia contra a malária e um seguro de saúde que inclua a necessidade de evacuação médica urgente. Antes de viajar consulte o seu médico.

Antes de viajar:

• Faça um seguro de viagem abrangente, antes da partida, que inclua evacuação sanitária. A rede sanitária é má. A destruição provocada pela guerra civil criou uma ausência quase total de meios de assistência médica. Existe um elevado risco de contração de doenças. Hospitais e serviços médicos são muito deficientes.;
• Esteja preparado para ter atrasos. Elabore um plano de contingência para o caso do seu regresso ser adiado;
• Verifique que tem dinheiro suplementar para pagar mais uma semana de alojamento, no mínimo, caso seja necessário;
• Traga suficientes reservas dos seus medicamentos habituais, junto com a prescrição médica, pois pode haver restrições à entrada de medicamentos;
• Consulte a página web da Embaixada de Portugal em Dakar ( https://www.dakar.embaixadaportugal.mne.pt ) antes de viajar para a Serra Leoa, recomendando aos seus companheiros de viagem que o façam igualmente;
• Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

Formulário online:  https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Aplicação Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante

Aplicação iOS:  https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?l=en&mt=8

 

 

  • Partilhe