Última atualização: 19/07/2020

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Avisos

Coronavírus COVID-19 (Atualizado a 19/07/2020)
A entrada de estrangeiros no Sri Lanka continua fortemente limitada com excepção de estrangeiros com residência legal naquele país. Os vistos online não estão a ser concedidos, devendo pessoas com residência no Sri Lanka interessadas em regressar contactar a Embaixada do Sri Lanka que cubra o país onde se encontram para apurar quais os requisitos para o fazer.
Foi estabelecida uma quarentena obrigatória de 14 dias, seguida de um isolamento profilático de14 dias para todos os passageiros que viajem para o Sri Lanka. Todos os passageiros também devem realizar um teste COVID-19 PCR.
Caso ainda se encontre no Sri Lanka, informa-se que continuam a haver 3 voos semanais realizados pela Qatar Airways a partir de Colombo com destino a Doha, e 3 voos semanais da Sri Lankan Airlines, com destino a Londres. Qualquer cidadão europeu pode adquirir bilhetes para estes voos desde que tenha bilhete de ligação para o seu país de residência na Europa. A este propósito, recorda-se que ainda não é permitida a entrada de voos em Portugal provenientes do exterior do espaço Schengen, assim, caso adquira um bilhete da Qatar para sair do Sri Lanka, terá que viajar para outro aeroporto europeu como Londres, Paris ou Frankfurt, e de lá viajar para Portugal (dentro da Europa há voos regulares para Portugal).
Os voos que aterram no Sri Lanka apenas podem trazer cidadãos daquele país ou cidadãos estrangeiros lá residentes que tenham obtido um novo visto junto da Embaixada do Sri Lanka no país onde se encontravam.
Os viajantes devem seguir as recomendações das Direção-Geral da Saúde (DGS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades de saúde locais. Recomenda-se ainda a leitura atenta do alerta dedicado a este tema.
* Caso esteja no Sri Lanka e ache que foi exposto ao vírus, e tenha sintomas que possam indicar que se encontra afetado, ou tenha dúvidas relativamente a este vírus, deverá ligar para a seguinte linha de emergência criada pelo Governo do Sri Lanka: +94 710170717

 

 

  • Partilhe