Última atualização: 23/06/2023

Nota importante:

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO (23/06/2023)

A informação sobre requisitos de entrada e saída na Tanzânia e Zanzibar está disponível na página do Ministério de Saúde nacional (para o território da Tanzânia continental) e regional (para o arquipélago de Zanzibar). 

  • É aconselhada a vacinação contra a Covid-19, não sendo um requisito obrigatório.
  • Não é exigida a apresentação de um certificado de vacinação contra a COVID-19 ou de um teste com resultado negativo, salvo se tal for exigido pela companhia aérea ou pelo país de destino final.
  • À chegada pode ser solicitado aos viajantes, numa base aleatória e sem encargos para os próprios, a realização de um teste de antigénio.
  • Os viajantes devem informar-se atempadamente se os destinos de transito ou finais requerem certificados de vacinação ou testes de diagnóstico à Covid-19. Em caso afirmativo, podem realizar o teste PCR em locais designados para o efeito por um preço que varia entre os 50 e os 80 dólares ou, em alternativa, o teste rápido de antigénio, que pode custar entre 10 e 25 dólares, aproximadamente.

Nas 24h prévias à chegada, os viajantes com destino à Tanzânia devem preencher o formulário disponível em: https://afyamsafiri.moh.go.tz/. 

Caso se pretenda viajar para o arquipélago de Zanzibar, deve preencher-se, adicionalmente, o formulário disponível em: https://healthtravelznz.mohz.go.tz

Recomenda-se a celebração prévia de um seguro de viagem que permita, entre outras valências, evacuações médicas de emergência.

 

Segurança

Por razões de segurança, são especialmente desaconselhadas as deslocações não essenciais para as regiões fronteiriças com a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, bem como com o Burundi e a República Democrática do Congo, no noroeste do país, dada a presença de grupos armados e episódios ocasionais de violência nessas regiões.

Em Zanzibar, registam-se, por vezes, perturbações da ordem pública, pelo que devem evitar-se ajuntamentos.

A Tanzânia não está isenta de ameaças terroristas, tal como acontece noutros países. Ao nível da criminalidade comum, têm-se registado alguns roubos a turistas.

Mantenha-se alerta e vigilante.


Para mais informações: https://www.moh.go.tz/en/covid-19-info

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe