O que é?

O Novo Modelo de Gestão Consular (NMGC) pretende assegurar o serviço consular 24 horas por dia, todos os dias do ano, em qualquer parte do mundo.

Baseado na digitalização e uniformização de procedimentos e de informações, tem como missão simplificar o acesso ao pedido e processamento de diferentes atos consulares, através de aplicações inovadoras.

Algumas destas funcionalidades já estão ativas, nomeadamente:


Estão em preparação e fase de desenvolvimento, novos instrumentos como o e-Cônsul (um novo Portal Consular, destinado à prática de atos consulares por via eletrónica, que integrará a criação do Gestor Consular e a utilização de uma nova aplicação - APP My Consulado) e o Centro de Gestão de Crises, com melhoramentos da aplicação para telemóvel e tablet “registo viajante”, já disponível desde 2017 na versão androide (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante&hl=pt_PT e IOS (https://apps.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356).

  • Partilhe