Última actualização: 2020-11-18

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

Coronovírus - Covid 19

COVID 19 – voos e deslocações internacionais

O espaço aéreo de Cabo Verde encontra-se actualmente aberto a voos comerciais.
Os passageiros em ambos os sentidos (Portugal – Cabo Verde e Cabo Verde – Portugal) deverão apresentar no check in teste PCR negativo à COVID-19 realizado nas 72 horas anteriores à viagem. O custo do teste PCR nas estruturas de saúde estatais em Cabo Verde é de 11.000$00 CVE.

Passageiros no sentido Portugal – Cabo Verde deverão ainda apresentar documento comprovativo de pré-registo de viagem feito no site https://www.ease.gov.cv/. Estão isentos de apresentar este último comprovativo: os titulares de passaportes cabo-verdianos/diplomáticos/de serviço e de laisser-passer / salvo conduto, e os cidadãos residentes em Cabo Verde devidamente documentados. Os passageiros que não se incluam nas isenções anteriormente mencionadas e que viajarem sem pré-registo não poderão entrar em Cabo Verde.
É obrigatória a utilização de máscara a bordo e no aeroporto e a manutenção da distância de segurança de 1,5m no aeroporto.

COVID 19 – deslocações entre ilhas

A circulação encontra-se aberta, tanto por via aérea como marítima, entre todas as ilhas do arquipélago.
Os passageiros oriundos das ilhas de Santiago, Sal e Fogo deverão apresentar teste serológico (teste rápido) com resultado negativo, feito nas 72 horas anteriores à viagem. O custo do teste serológico nas estruturas de saúde estatais em Cabo Verde é de 1.000$00 CVE.

Todos os passageiros inter-ilhas, independentemente da ilha de proveniência, deverão apresentar o formulário de vigilância sanitária preenchido (disponível para preenchimento online em https://survey123.arcgis.com/share/af3188749dbe4bfe898deca41009a72c, ou para impressão e preenchimento em https://www.asa.cv/wp-content/uploads/2020/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-de-Sa%C3%BAde-PDF.pdf).

É obrigatória a utilização de máscara a bordo e no aeroporto / porto e a manutenção da distância de segurança de 1,5m no aeroporto / porto.

COVID 19 – precauções e procedimentos

É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços públicos, incluindo nas vias públicas, sendo o não-cumprimento desta disposição punido com multa. Estão exceptuadas desta obrigação as crianças de idade inferior a 10 anos e as pessoas com deficiência cognitiva do desenvolvimento ou com perturbações psíquicas e outras situações que comprovadamente estejam autorizadas pelas autoridades sanitárias.

Caso surjam sintomas associados ao Covid-19 durante a estadia em Cabo Verde, os cidadãos nacionais deverão contactar a Linha Verde Covid-19 cabo-verdiana através do número 800 11 12.

As estruturas médicas em Cabo Verde têm capacidade de actuação limitada e dispõem de poucos recursos, agravando-se a situação fora das ilhas de Santiago e São Vicente. Os viajantes deverão equacionar este dado em conjunto com a situação epidemiológica no país na altura da deslocação planeada.

Poderá consultar a qualquer momento a evolução da situação epidemiológica e todas as informações e instruções relacionadas com a pandemia no portal Covid-19 do Governo de Cabo Verde: https://covid19.cv/.

Para informações adicionais consultar o separador “Cuidados de Saúde”
 

outro:
Chama-se a atenção para a frequente ocorrência de tentativas de burla relacionadas com serviços turísticos e de transportes, sobretudo nas ilhas de maior afluência - Sal e Boa Vista.
Será preferível usar sempre serviços devidamente credenciados e combinar os preços de antemão, evitando recorrer aos préstimos de indivíduos isolados e ao serviço informal.

 

 

 

  • Partilhe