AVISO
COVID 19
Desde o passado dia 14 de julho, que deixaram de vigorar os requisitos de apresentação de teste PCR negativo e comprovativo de vacinação para entrar na República da Namíbia.
APP REGISTO VIAJANTE
Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.
Informação Geral
Regime de entrada e estada
O passaporte português deverá ter uma validade de 6 meses à data de entrada na Namíbia e ser eletrónico. São necessárias 3 páginas livres para carimbos e vistos.
Viajar com menores
A entrada de menores em território namibiano tem regras próprias regras, pelo que a apresentação de passaporte à entrada não é suficiente.
O Ministério do Interior Assuntos Internos e Imigração da República da Namíbia requer que qualquer menor que viaje para a Namíbia apresente registo de nascimento completo em língua inglesa ou devidamente traduzido por tradutor oficial emitido num período máximo de 3 meses. Acrescem ainda os seguintes documentos, conforme a situação específica:
- Quando o menor viaje com um adulto que não seja o seu progenitor biológico, é necessária uma autorização certificada dos seus progenitores para a realização da referida viagem com o adulto que a acompanha, em inglês, ou devidamente traduzida por um tradutor oficial, e ainda cópias dos passaportes dos progenitores do menor em causa;
- Quando o menor viaje apenas com um dos progenitores, é necessária uma autorização certificada do progenitor que não viaja com a criança para a referida deslocação, mencionando os dados do progenitor que acompanha a criança (identificação do progenitor que acompanha acriança e ainda números e validades dos documentos de identificação deste);
- Quando o menor viaje sozinho, para além de uma autorização certificada dos progenitores para a referida viagem, contendo os elementos de identificação de ambos os progenitores (incluindo números e validades dos documentos de identificação destes), é necessária uma declaração certificada do adulto que irá receber o menor aquando da sua chegada, indicando a morada, contactos e cópia do documento de identificação;
- Caso um ou ambos o(s) progenitore(s) tenha(m) falecido, deve ser apresentado um certificado de óbito oficial traduzido para inglês por um tradutor oficial.
Regime de vistos
A atribuição de vistos e autorizações de trabalho é da inteira responsabilidade do Ministério dos Assuntos Internos e Imigração da República da Namíbia (Ministry of Home Affairs and Immigration) – www.mha.gov.na.
Visto de Turismo: caso a estadia na Namíbia seja por um período inferior a 90 dias e para fins de turismo, os portadores de um passaporte português podem obter o visto de entrada à chegada, no aeroporto ou no controlo de fronteira. O visto é atribuído no momento, no aeroporto, sem qualquer custo.
Deverá comprovar a duração do visto concedido no aeroporto ou posto fronteiriço.
Se a duração do visto concedido for inferior à duração prevista ou desejada, é possível solicitar a prorrogação do visto nas Delegações do Ministério Ministério dos Assuntos Internos e Imigração da República da Namíbia
Vistos com outra finalidade que não turismo: Para deslocações com propósitos que não sejam de turismo (negócios, trabalho, assistência técnica, voluntariado, entre outros), é necessário solicitar antecipadamente um visto à Embaixada da Namíbia em Paris.
Para mais informação, consultar: https://www.embassyofnamibia.fr/visa-consular.php
Visto de Negócios: O visto de negócios na Namíbia é necessário para pessoas que viajem com as seguintes finalidades: perspetiva de constituir uma empresa formal na Namíbia; missões exploratórias ou empresariais; profissionais participando em reuniões de filiais das respetivas empresas-mãe; entre outros.
Os pedidos de visto de negócios deverão ser acompanhados de uma carta convite e dos dados de contacto dos sócios comerciais estabelecidos na Namíbia.
Visto de Trabalho: Se a intenção do cidadão português é deslocar-se para trabalhar permanentemente na Namíbia, ou abrir um negócio ou empresa, então irá necessitar de um visto/autorização de trabalho (work permit), que deve ser solicitado antes da entrada no país. Este documento pode ser obtido para um período até 2 anos. A renovação do visto ou a mudança de emprego exige nova aprovação do Ministério, ou seja, a repetição do procedimento.
Para empregar trabalhadores estrangeiros existe um processo específico. É necessário provar ao Ministério dos Assuntos Internos e Imigração que não existe um cidadão namibiano capaz de assumir a função para a qual o cidadão estrangeiro foi destacado.
Para mais informações, recomenda-se contacto com a Embaixada da República da Namíbia em Paris e os Consulados Honorários da República da Namíbia em Portugal (cf. Separador INFORMAÇÕES ÚTEIS).
O Namibia Investment Promotion and Development Board (NIPDB - https://nipdb.com), criado em 2021, tem como finalidade promover e facilitar o investimento por parte de investidores estrangeiros e nacionais, tendo em vista o desenvolvimento económico e a criação de emprego no país. Esta entidade presta apoio, informação e aconselhamento aos investidores estrangeiros sobre a criação de negócios na Namíbia. Para aceder a este serviço, é necessário elaborar atempadamente um plano de negócios para que a constituição da empresa na Namíbia seja aprovada.
Visto para Angola: os governos da Namíbia e Angola têm um acordo bilateral de isenção de vistos entre os dois países para os seus respetivos cidadãos. Assim, os cidadãos namibianos não necessitam de visto para entrar em Angola e vice-versa, mas continuam a necessitar de visto de trabalho / negócios. Os portadores de passaporte português que pretendam deslocar-se a Angola a partir da Namíbia, para estadia naquele país, têm que obter previamente o visto de entrada para Angola.
Condições de segurança
Apesar de a Namíbia ser frequentemente apontada como um dos países mais seguros em África, sobretudo quando comparada com os países vizinhos, é aconselhável manter a prudência e atenção a possíveis situações de risco. Informa-se que incidentes como assaltos e furtos têm verificado um aumento nos últimos meses, especialmente nas principais cidades, pelo que se recomenda adoção de medidas de precaução na visita a este país.
Conselhos gerais
- Não deixar objetos valiosos ou malas à vista em veículos automóveis,
- Não andar sozinho;
- Não transportar objetos de valor, incluindo acessórios que possam chamar à atenção, em qualquer zona do território, evitando ainda o transporte dos documentos de identificação sempre que não sejam necessários (utilize cópias dos documentos);
- Garantir que sempre que saia do alojamento não leva todos os seus meios de pagamento a fim de garantir que, em caso de extravio ou furto, tem meios alternativos de subsistência;
- Utilização de táxis seguros, em especial através das aplicações móveis existentes;
- Não parar o seu veículo na rua, à noite;
- Não sair do seu veículo a pedido ou para assistência de estranhos;
- Verificar o fecho correto do seu veículo.
A escolha da localização do alojamento requer prudência, devendo procurar informar-se se a zona é considerada segura ou não. Aconselha-se muita precaução ao circular a pé durante a noite, qualquer que seja a localização do seu alojamento, bem como durante o dia quando se encontre sozinho. Deverá merecer especial atenção a certificação e identificação de motoristas quando forem contratados motoristas ou condutores do aeroporto para outros locais, ou durante a sua estadia, por forma a confirmar que os mesmos trabalham para os operadores contratados.
Ainda que existam assaltos não violentos (carteirista), o aumento de assaltos com uso de armas e com maior nível de violência tem aumentado, sendo roubados documentos, dinheiro e objetos de possível valor. Assim, mantenha sempre em local seguro uma cópia do seu passaporte e do seu Cartão de Cidadão (designadamente digital), bem como formas alternativas de obter dinheiro.
São também frequentes os assaltos a veículos, sobretudo nas zonas mais turísticas, pelo que é aconselhado especial cuidado em não deixar objetos de valor à vista dentro dos mesmos, colocar toda a bagagem no hotel / alojamento e não circular com a mesma na viatura sempre que possível. Recomenda-se que evite parar à noite em lugares remotos ou pouco seguros, e a não sair do carro para assistência ou a pedido de terceiros que não as autoridades. Mais se refere que tem aumentado o uso de dispositivos que bloqueiam o fecho dos veículos à distância, pelo que se relembra a necessidade de confirmação de que o mesmo ficou devidamente trancado.
Tendo em conta que uma das formas mais frequentes de transporte é o uso de táxis, deverá evitar utilizar os táxis que circulam sem qualquer tipo de rastreamento ou registo do percurso e dos seus motoristas. Aconselha-se que sejam escolhidos meios de transporte que permitam esse rastreamento e registo dos motoristas, aconselhando-se, no caso dos táxis, a instalação da aplicação móvel LEFA (cf. Informação no separador Transportes).
Importa referir que a clonagem de cartões na Namíbia é bastante recorrente, pelo que é aconselhada redobrada atenção aquando do uso dos seus cartões de crédito ou débito. Em muitos dos casos em que se verificou clonagem dos cartões, os operadores comunicam ao cliente que o seu pagamento foi recusado, pedindo-lhe que insira o seu cartão e pin novamente. Assim, duvide sempre quando lhe pedirem para repetir um pagamento, procurando contactar o seu banco, e proceda ao pagamento de forma alternativa se possível.
O risco de incidentes automóveis nas estradas é também recorrente, pelo que se apela à prudência na condução.
Zonas de risco:
- Zonas de risco alto: bairros informais (townships) na periferia das cidades, como o Katutura em Windhoek;
- Zonas de risco médio: fronteira entre a Namíbia e Angola, pela existência de minas; Windhoek, Swakopmund e Walvisbay, pelo aumento de incidentes e criminalidade;
- Zonas de risco baixo: resto do país.
Relembra-se que há muitas zonas com pouca cobertura de rede em toda a Namíbia, inclusive nas grandes cidades, o que pode dificultar a assistência em situações de emergência.
Números de emergência:
- Polícia Nacional: + 264 (0) 81 324 5917
- City Police of Windhoek: +264 (0) 612 092 911 / e linha gratuita 302302
City of Windhoek Emergency Services:
- Bombeiros – + 264 (0) 61 211 111 (Windhoek)
- Ambulância - +264 (0) 61 230 505 (Windhoek)
- Acidentes rodoviários: 0819682 (gratuito, válido apenas para chamadas internas através de operadores namibianos); ou +264 61 289 7000
- Crime Stoppers (Para denúncias anónimas à Polícia): +264 61 254 299
Para uma lista completa de números de emergência nas várias zonas do país, por favor, consulte: http://www.namibweb.com/emergency-numbers-namibia.htm
Transportes
Transporte aéreo
Não há voos diretos entre Portugal e a Namíbia. Existem, no entanto, opções de voos diários com uma escala (Frankfurt ou Luanda), ou mais escalas.
O aeroporto internacional da Namíbia, Hosea Kutako, situa-se a 40km do centro da cidade de Windhoek. Não existem transportes públicos a partir do aeroporto. As alternativas, caso não tenha um transfer combinado, são apanhar um táxi ou alugar um veículo.
A Namibia Airports Company (NAC) detém e opera os 8 aeroportos existentes no país: Hosea Kutako International e Eros, em Windhoek, Katima Mulilo, Keetmanshoop, Lüderitz, Ondangwa, Rundu e Walvis Bay International.
No que respeita ao transporte aéreo interno, a Fly Namibia assegura voos para Oranjemund, Katima Mulilo, Ondangwa, Rundu e para Walvis Bay. Podem também ser contratados voos particulares, privados, com custo elevado.
Existem também voos diários (exceto ao sábado) para a Cidade do Cabo, na África do Sul, operados pela Fly Namibia.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Na Namíbia conduz-se do lado esquerdo (volante do lado direito).
A Namíbia possui das melhores infraestruturas rodoviárias em África. As principais cidades estão interligadas por estradas alcatroadas em excelentes condições. Ainda assim, são muitos os acidentes rodoviários na Namíbia, pelo que se deve conduzir com precaução, respeitando os limites máximos de velocidade.
É possível conduzir com uma carta de condução portuguesa, desde que se encontre de férias e que a mesma esteja também em língua inglesa, caso contrário é aconselhável ter uma carta internacional.
Poderá ir até ao parque natural do Etosha num automóvel ligeiro, mas é aconselhável uma viatura do tipo 4X4.
Não existe um sistema de transportes públicos fiável nas cidades. Existem táxis na rua, que se podem parar levantando o braço paralelamente ao chão. A partilha do mesmo com outras pessoas que seguem para o mesmo destino é prática comum na Namíbia.
No entanto, tal como mencionado no separador Condições de Segurança, o uso dos táxis comuns é desaconselhado ao turista. Aconselha-se o recurso a companhias de transporte como a Lefa e o Dial-a-Cab.
A Lefa é uma companhia privada que permite a requisição de transporte através da utilização de uma aplicação online, que pode descarregar no telemóvel. Através desta, poderá viajar a partir de N$50 (50 dólares namibianos, correspondendo aproximadamente a 3 euros, equivalência estimada e sujeita a alterações da taxa de câmbio) e garantir que as suas viagens ficam sempre registadas na aplicação, pelo que facilmente poderão ser rastreadas, em caso de necessidade, assim como o condutor responsável pelo transporte. Para tal, bastará fazer download da aplicação no seu telemóvel.
Já o Dial-a-Cab é uma empresa privada de táxis que permite o aluguer de um motorista para o dia inteiro ou para um certo número de viagens, sendo uma opção mais confortável, segura, rápida e credível para quem viaja em negócios. A tarifa única para uma viagem dentro da cidade é de N$80 (80 dólares namibianos, equivalente a cerca de 4,5 euros, equivalência estimada e sujeita a alterações de taxa de câmbio). A comunicação pode ser realizada através dos seguintes contactos: Tel. +264 (0)61223531 / (0)811270557 - Fax +264 61240557 – Correio eletrónico: k-dial-a-cab@iway.na
Pode, também, optar pelo aluguer de uma viatura nas inúmeras agências existentes no aeroporto ou na cidade, incluindo-se, entre outras, as seguintes: AVIS, EUROPCAR, BUGET e HERTZ
Aluguer de viaturas
Quando alugar uma viatura, é importante garantir:
- que tem seguro contra todos os riscos, incluindo evacuação médica de todos os passageiros, como também verificar a chamada cláusula de “acess limit”, ou seja, a franquia mínima que terá que pagar em caso de acidente, atendendo ao número de ocupantes da viatura;
- verificar se os casos têm sistema de rastreamento dos percursos, em caso de roubo da viatura.
Devido à elevada taxa de pequenos acidentes (ex. furos nos pneus, vidros partidos e outro tipo de pequenos acidentes), é plausível que tenha que cobrir os custos acrescidos se não tiver um seguro adequado. Prefira um bom seguro (que provavelmente será mais caro), ao risco de ter que pagar qualquer arranjo que a companhia lhe apresente e sujeitar-se a eventuais práticas menos corretas.
Segurança rodoviária
A condução é, como já referido, feita pela esquerda. Há também alguns sinais de trânsito diferentes dos utilizados nos países europeus, de que é exemplo o sinal de proibição de paragem.
Nas estradas namibianas é necessária atenção redobrada quando se conduz fora das cidades. Não é incomum ver animais de médio e grande porte nas bermas das estradas, em especial depois de anoitecer. As estradas em gravilha, apesar de bem construídas, são de difícil condução, não devendo ser ultrapassada a velocidade máxima de 80km/h.
O problema mais grave que afeta um turista na Namíbia é a frequência dos acidentes rodoviários, sendo por isso fundamental assegurar um atendimento médico rápido. O facto de não haver cobertura de rede em várias zonas do país, durante vários quilómetros, dificultando o acionar da assistência médica, deverá ser fator adicional para uma condução atenta e prudente. A circulação de veículos pesados, em estradas de apenas uma faixa em cada sentido, tornam por vezes lenta a circulação rodoviária, desencadeando ultrapassagens arriscadas que redundam frequentemente em acidentes graves e mortais. Procure evitar ultrapassagens de risco, assim como estar atento a eventuais consequências dessas manobras por outros condutores.
Desaconselham-se vivamente viagens noturnas longas, pela escassa visibilidade, pelo número reduzido de veículos que possam socorrer em caso de acidente, e por razões de segurança em geral (assaltos).
Conduza com extremo cuidado, respeite os limites de velocidade e contrate um seguro médico internacional o mais completo possível antes de vir para a Namíbia.
Em caso de acidente rodoviário, recomenda-se que seja dado o alerta às autoridades namibianas através dos números de emergência: 0819682 (gratuito, mas apenas válido para chamadas através de operadoras de telecomunicações no país); e +264 61 289 7000.
Limites de velocidade
A velocidade média em estradas de gravilha é 60km/h, sendo a máxima de 80km/h.
Nas localidades, o limite máximo de velocidade é de 60km/h. Em auto-estradas ou estradas alcatroadas (salvo sinalização específica em contrário), a velocidade máxima é de 120km/h.
Transporte ferroviário
A rede de caminhos-de-ferro da Namíbia é gerida e utilizada apenas pela TransNamib. Poucos passageiros optam por viajar num meio de transporte que é lento e pouco flexível, face às alternativas rodoviárias apresentadas. O transporte ferroviário é, assim, essencialmente de mercadorias entre o porto de Walvis Bay e as principais cidades do país.
Transporte marítimo de mercadorias
O transporte marítimo de mercadorias entre Portugal e Walvis Bay é realizado todos os meses a partir dos portos de Leixões e Lisboa.
Alojamento
A oferta de alojamento na Namíbia é diversificada, consoante a finalidade, duração e tipo de viagem.
Na capital do país, há diferentes hotéis e alojamentos locais. Nas restantes zonas do país, também encontrará opções de hotéis e alojamentos locais, bem como diversos lodges.
Aconselha-se atenção redobrada na escolha do alojamento, dado que no passado se verificaram alguns casos de hotéis que confirmam reservas a agências de viagem estrangeiras, mesmo estando encerrados.
Cuidados de saúde
Vacinas
Desde 15 de julho de 2016, é obrigatório apresentar certificado de vacinação contra a febre amarela, apenas para o caso de viajantes que provenham de países com risco de transmissão dessa doença. É, por isso, exigido a todos os angolanos e portugueses provenientes de Angola prova de vacinação contra a febre-amarela. Com exceção da situação atrás referida, não é obrigatório tomar qualquer vacina antes de entrar no país.
É aconselhável fazer uma consulta do viajante antes da deslocação para a Namíbia para recomendações sanitárias, designadamente no que respeita a vacinas que, apesar de não obrigatórias, poderão ser recomendadas, consoante a duração e locais da estadia.
Aconselha-se a ter em dia a vacina do tétano, da hepatite A e B e febre tifóide. A Malária tem incidência apenas no Norte do país (incluindo o Etosha), sendo recomendável que tome medidas de prevenção contra a malária em caso de deslocação a essa zona.
Situação sanitária
A situação sanitária na Namíbia é globalmente satisfatória, uma vez que as unidades de prestação de cuidados de saúde são numerosas (sobretudo na capital) e os médicos são geralmente bem formados. Existe um regime de farmácias de serviço nas principais cidades.
Tem-se verificado, nas últimas semanas de abril, um aumento muito significativo de infeções SARS-CoV-2.
Podem registar-se na Namíbia surtos de cólera, sobretudo no norte do país. Recomenda-se a todos os viajantes naquelas regiões um extremo cuidado com a higiene pessoal, lavar com produtos adequados os legumes e frutas antes de comer, e evitar o consumo de água não engarrafada.
Existe também o risco de transmissão de dengue. Não havendo tratamento preventivo para esta doença, devem ser adotados cuidados de proteção contra as picadas de mosquitos (uso de repelente, de roupas claras que cubram as pernas e braços e utilização de repelentes de mosquitos ou redes mosquiteiras nos espaços domésticos), bem como evitar locais de acumulação de água, ideais para reprodução de mosquitos (recipientes de água estagnada, pneus, goteiras, vasos com água estagnada). Em caso de febre, recomenda-se que seja consultado um médico rapidamente.
O VIH/SIDA tem, ainda, grande prevalência na população adulta do país.
Principais Hospitais e Clínicas
Em todas as grandes cidades da Namíbia existem hospitais e clínicas. No entanto, os hospitais públicos não têm, em geral, os padrões ocidentais, sendo importante contratar um seguro de saúde internacional que preveja a capacidade de internamento, repatriação e tratamento num hospital privado namibiano. Deve-se certificar que o seguro é facilmente accionável na Namíbia e aceite nos hospitais privados locais, comprovando as condições do mesmo.
Se pretender viajar para fora de Windhoek tem que garantir um seguro que cubra situações de evacuação por ambulância ou via aérea, já que terá de assegurar o transporte para um hospital privado de um centro urbano. Caso não possua um seguro médico internacional e queira aceder a um hospital privado, terá de apresentar um cartão de crédito com €5.000 disponíveis. Nas maiores cidades, pode encontrar facilmente farmácias bem equipadas e, apesar de a água canalizada ser alvo de tratamento e ser potável, é aconselhado o uso de água engarrafada.
Hospitais públicos em Whindhoek:
- Windhoek Central Hospital: Windhoek North, Harvey Street, Windhoek – Tel. +264 (0)612033135, e para emergência +264 (0)612033282;
- Katutura State Hospital: Independence Avenue, Windhoek – Tel. +264 (0)61262037;
- Hakahana Clinic: Softball Street, Suiderhof, Windhoek – Tel. +264 (0)61262803.
Hospitais Privados em Windhoek:
- Mediclinic: Eros, Heliodoor Street, Windhoek – Tel. +264 (0)614331000, para emergência +264 (0)61229246 – Sítio Internet: www.mediclinic.co.za/en/windhoek/home.html;
- Roman Catholic Hospital: Werner List Street, Windhoek – Tel. +264 (0)612702004,– Sítio Internet: www.rcchurch.na;
- Rhino Park Private Hospital: Rhino Street, Rhino Park, Windhoek – Tel. +264 (0)61375000 – Sítio internet: www.hospital-namibia.com;
- Lady Pohamba Private Hospital: Kleine Kuppe, Fredericks Drive & Ombika Street, Windhoek – Tel: +264 (0)83 335 9003/4/5/6; Centro de emergência: +264 (0)83 335 9040; Número de emergência: +264 (0)833 911 – Sítio Internet: www.lpph.com.na.
Hospitais em Walvis Bay:
- Welwitschia Hospital : Dr. Putch, Harries Cl, Walvis Bay – Tel. +264 (0)64218911; Sítio Internet: www.welwitschiahospital.com;
- Ambulance St Gabriel: 80 6th Street, Walvis Bay, Erongo +264 (0)64209955 e +264 (0)811296280; Sítio Internet: www.stgabrielambulance.com;
Hospital em Swakopmund:
- Mediclinic, Franziska van Neel Street, Swakopmund: +264 (0)64412200 e para emergência +264 (0)64412200; Sítio Internet: www.mediclinic.co.za/en/swakopmund/home.html
Hospital em Otjiwarongo:
- Mediclinic, Sonn Street, Otjiwarongo – Tel. +264 (0)67303734; Sítio Internet: https://www.mediclinic.co.za/en/otjiwarongo/home.html.
Ambulâncias e aviões de emergência médica privados para todo o país:
- E-MED Rescue 24: Tel.: +264 (0)61 411 600; Sítio Internet: www.emedrescue.com;
- International SOS Namibia: Tel.: +264 (0)811279741; Sítio Internet: www.internationalsos.com/locations/namibia;
- Lifelink Emergency Recue: Tel.: +264 (0)64 500346; Sítio Internet: http://www.lifelink.pro;
- Namibia Medical Rescue 24/7 service: Tel.: +264 (0)81 2571810 e +264 (0)81 8722233; Sítio Internet: https://namibiamedicalrescue247.site123.me/;
Outros contactos de emergência:
- City of Windhoek Emergency Services (bombeiros e ambulâncias): +264 (0)6121 1111 ou +264 (0)612902830
Farmácias
Há várias farmácias no país, entre as quais, as seguintes:
- Medicine World: Eros Shopping Centre – Tel. +264 (0)61237127; também presente em Game Centre, Windhoek, – Tel. +264 (0)61301366
- International Pharmacy: Ai//Gams Centre, Sam Nujoma Drive, Klein Windhoek, Windhoek – Tel. +264 (0)61248195;
- Medicine World: Mareua Mall, Windhoek – Tel. +264 (0)61210703;
- Walvis Bay Pharmacy: 122 Sam Nujoma Ave, Walvis Bay – Tel. +264 (0)64202117;
- Pro Park Pharmacy: Cottage Avenue, Swakopmund – Tel. +264 (0)64462213.
Telecomunicações
Informações úteis
Embaixada de Portugal na Namíbia (Windhoek)
- Endereço: (P.O. Box 443) 4 Karin Street, Ludwigsdorf, Windhoek;
- Telefone: 00 264 61259791;
- Telemóvel de emergência consular: 00 264 81 644 8326;
- Correio eletrónico: windhoek@mne.pt
- Sítio: https://windhoek.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
- Página de Facebook: https://www.facebook.com/EmbaixadaPortugalWindhoek/
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/
Representação diplomática da Namíbia em Portugal
Não existe representação diplomática da Namíbia em Lisboa. O Embaixador da República da Namíbia acreditado em Portugal é o Embaixador residente em Paris.
Embaixada da Namíbia em Paris:
- Endereço: 42, rue Boileau, Paris, 75016
- Telefone: 00 33 144173265;
- Fax: 00 33 144173273;
- Correio eletrónico: namparis@embassyofnamibia.fr;
- Sítio Internet: www.embassyofnamibia.fr.
Em Portugal, existem dois Consulados Honorários da República da Namíbia, situados em Lisboa e no Porto.
Consulado Honorário da República da Namíbia em Lisboa
Cônsul Honorário: Rogério Tavares
Telefone: + 351 918 596 591
Morada: Largo das Palmeiras, 10-4º, 1050-168 Lisboa PORTUGAL
E-mail: pa@consulnamib.pt
Sítio: http://consulnamib.pt/
Consulado Honorário da República da Namíbia no Porto
Cônsul Honorário: Hortênsio Simaria da Silva
Telefone: +351 227 661 040
Morada: Avenida Marechal Gomes da Costa, nº806 - 4150-355 Porto
E-mail: info@namibiahouse.com
Sítio: www.namibiahouse.com/
Outras informações úteis:
Corrente elétrica: Sistema de fichas e tomadas com 3 pinos de 220v, 50Hertz. As principais cadeias de supermercados vendem fichas triplas com as tomadas locais e europeias.