Última atualização: 14/02/2024

 
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
 
AVISO

Embaixada de Portugal em Kinshasa:

A situação de segurança continua precária em toda a RDC, particularmente face à intensificação dos combates e da presença militar no Norte do Kivu e em nos arredores da cidade de Goma. Assiste-se igualmente a um aumento de agressividade antiocidental em várias cidades do País. É totalmente desaconselhada a realização de viagens não essenciais e mesmo estas devem ser rodeadas de precauções e medidas de segurança excecionais.

Em particular informar a Embaixada de Portugal e manter-se atento aos conselhos disponibilizados no seu website.

No Leste da RDC, províncias do Sul e Norte Kivu e do Ituri (estas duas últimas especialmente), observa-se um recrudescimento significativo de ações violentas de grupos armados, incluindo na área circundante da cidade de Goma. As províncias de Ituri e Norte Kivu estão sob Estado de Sítio militar. A situação é extremamente tensa e perigosa no plano securitário. Todas as viagens nestas áreas, mesmo apenas de trânsito pelos territórios abrangidos, são fortemente desaconselhadas. 

Noutras zonas do País, por exemplo nas províncias do Haut-Uele e Tanganyika, bem como nas regiões do Kasai e do Katanga, os riscos de segurança são mais acentuados. Isto implica a presença de operações militares quotidianas. Desde julho de 2022 as províncias de Maï Ndombe e Kwilu têm vindo a sofrer surtos de violência. A área entre Kwamouth e Bandundu também deve ser evitada. Viagens não essenciais através da RN1 em direção ao norte de Kinshasa devem ser evitadas. 

Nas principais cidades do país, especialmente Kinshasa e Lubumbashi, incidentes violentos ligados a surtos de criminalidade podem ocorrer regularmente, de forma repentina e inesperada. Registam-se roubos violentos a estrangeiros. Os raptos - até agora principalmente de cidadãos congoleses - são recorrentes em algumas áreas do país. Manifestações e protestos são possíveis em todo o país. Estas podem rapidamente degenerar em violência e é aconselhável manter-se afastado delas.

Recomenda-se fortemente a celebração prévia de um seguro de viagem que permita, entre outras valências, evacuações médicas de emergência.   

Antes de viajar:

  • Faça um seguro de viagem abrangente, antes da partida, que inclua evacuação sanitária. O atendimento em clínicas na República Democrática do Congo pode revelar-se bastante oneroso, com complicações em caso de falta de pagamento, e quando estas não reúnam condições suficientes para o tratamento de determinados problemas, a necessidade de evacuação para outros pontos apresenta custos avultados;
  • Esteja preparado para ter atrasos nos voos. Elabore um plano de contingência para o caso do seu regresso ser adiado;
  • Verifique que tem dinheiro suplementar para pagar mais uma semana de alojamento, no mínimo, caso seja necessário;
  • Traga suficientes reservas dos seus medicamentos habituais, junto com a prescrição médica, pois pode haver restrições à entrada de medicamentos;
  • Consulte a página web da Embaixada de Portugal na República Democrática do Congo ( https://kinshasa.embaixadaportugal.mne.gov.pt ) antes de viajar para a República Democrática do Congo, recomendando aos seus companheiros de viagem que o façam igualmente;
  • Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

Formulário online:  https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Aplicação Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante

Aplicação iOS:  https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?l=en&mt=8

 

 
 PlayStoreAppStore 
 
  • Partilhe