Última atualização: 09/01/2024

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes
 

Aviso

ENTRADA DE CIDADÃOS NACIONAIS NO CANADÁ

Encontra-se presentemente em vigor um sistema de electronic Travel Authorization (eTA) para os portadores de passaportes de Estados que não carecem de visto de entrada no Canadá. A eTA será um requisito necessário para os cidadãos nacionais que transitem ou tenham como último destino o Canadá. Para mais informações sugere-se a consulta do seguinte portal: www.cic.gc.ca/english/visit/eta.asp

Em virtude da COVID-19, as recomendações a viajantes estrangeiros para entrada no Canadá, regularmente atualizadas pelas autoridades federais, podem ser consultadas em: https://travel.gc.ca/travel-covid?utm_campaign=gac-amc-covidoct1-22-23&utm_source=provinces&utm_medium=redirect&utm_content=en.

Até 72 horas antes do embarque, os viajantes podem descarregar a aplicação ArriveCAN, para submeter informações necessárias à declaração de entrada no país (declaração da CBSA – Canadian Borders Services Agency). Apesar de não ser obrigatório, este procedimento pode ser usado para poupar tempo no desembarque. Mais informações em: https://www.canada.ca/en/border-services-agency/services/arrivecan.html

Assinalamos que as disposições estabelecidas para a entrada de cidadãos estrangeiros no Canadá são uma faculdade exclusiva do Estado canadiano, pelo que os cidadãos nacionais deverão esclarecer eventuais dúvidas junto da Embaixada do Canadá em Portugal.

Para viajantes para o Canadá como destino final, mas que façam escala nos Estados Unidos (mesmo que não saiam do aeroporto), é obrigatório preencher o ESTA - https://esta.cbp.dhs.gov/.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

  

  • Partilhe