Última atualização: 30/05/2023
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
AVISO
Na entrada em Cuba, não é necessário apresentar resultado teste COVID19 nem certificado de vacinação.
A partir do dia 23 de janeiro de 2023 será necessário preencher o formulário D'Viajeros em formato digital por parte de todas as pessoas que cheguem a Cuba.
O formulário pode ser preenchido a partir de 48 horas antes do voo e está disponível em https://dviajeros.mitrans.gob.cu/inicio.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
Recorde-se que para as viagens entre Cuba e o espaço europeu, incluindo a circulação entre Portugal e o país de embarque na viagem rumo a Cuba, haverá que observar as regras aplicáveis em cada país da União Europeia e as exigências relativas à apresentação de certificados, realização de provas PCR ou outras em momento anterior à viagem.
Para os cidadãos portugueses que viajem para Cuba recomendamos que, antes da sua partida:
- tenham um seguro de viagem internacional, que cubra despesas COVID19, de internamento e evacuação médica de emergência, dado os elevados custos dos tratamentos médicos neste país;
- tragam medicamentos e kits de prevenção (máscaras faciais, luvas, álcool e gel desinfetante), dada a possível escassez destes produtos em estabelecimentos cubanos;
- registem a sua viagem na App Registo do Viajante, através da qual poderão receber informações consulares atualizadas;
APP REGISTO VIAJANTE
Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.