Última atualização: 2022-06-11

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO

Desde o dia 31 de maio, deixou de ser obrigatória a utilização de máscara para as atividades sociais. Continua a ser obrigatório em contexto hospitalar.

É recomendada a utilização em cenários de aglomeração de pessoas, como os transportes públicos, bem como outros espaços em não seja possível manter o distanciamento físico adequado.

Também (desde dia 6 de Abril de 2022) deixou de ser necessário apresentar à entrada em Cuba resultado teste COVID19 (antígeno ou PCR) e certificado de vacinação anti-COVID19.

Continuam, contudo, a realizar-se amostras aleatórias e aplicadas as medidas sanitárias adequadas. O uso da máscara mantém-se obrigatório.

Mantém-se também necessidade de preencher formulário digital em  https://www.dviajeros.mitrans.gob.cu/inicio.

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Recorde-se que para as viagens entre Cuba e o espaço europeu, incluindo a circulação entre Portugal e o país de embarque na viagem rumo a Cuba, haverá que observar as regras aplicáveis em cada país da União Europeia e as exigências relativas à apresentação de certificados, realização de provas PCR ou outras em momento anterior à viagem.
Para os cidadãos portugueses que viajem para Cuba recomendamos que, antes da sua partida:
• tenham um seguro de viagem internacional, que cubra despesas COVID19, de internamento e evacuação médica de emergência, dado os elevados custos dos tratamentos médicos neste país;
• tragam medicamentos e kits de prevenção (máscaras faciais, luvas, álcool e gel desinfetante), dada a possível escassez destes produtos em estabelecimentos cubanos;
• registem a sua viagem na App Registo do Viajante, através da qual poderão receber informações consulares atualizadas;

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

 


 

  • Partilhe