Última atualização: 2021-06-21

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO (21-06-2021)

ENTRADA DE CIDADÃOS NACIONAIS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Face à atual crise pandémica os cidadãos nacionais deverão ter em conta as seguintes informações:

   1) Estão em vigor restrições à entrada de cidadãos estrangeiros nos EUA, nomeadamente impedindo a entrada de turistas e todos os indivíduos que não possuam visto de residência no país

   2) No entanto, o US Department of State anunciou exceções de interesse nacional para certos viajantes do espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda. Leia aqui:

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/travelers/from-other-countries.html

  3) Para todos os viajantes que pretendam entrar nos EUA, é exigida (aos maiores de 2 anos) a apresentação (em papel ou meio eletrónico) de um teste negativo de covid19, feito até 72h antes do embarque, ou a apresentação de um teste positivo acompanhado de documentação de uma autoridade médica atestando que o cidadão se recuperou da doença nos últimos 90 dias. A testagem deve ter sido realizada recorrendo a um teste viral, NAAT ou antígeno.

  4) À chegada ao país, é recomendado a todos os viajantes não-vacinados cumprir um período de quarentena de acordo com os critérios estabelecidos pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC). Presentemente este período está estabelecido em 7 dias, recomendando-se novo teste de covid após 3 a 5 dias da chegada. Viajantes já vacinados não necessitam de fazer quarentena ou novo teste.

  5) É obrigatório o uso de máscara em todos os edifícios federais americanos, assim como em todos os aeroportos, estações de comboio, portos, e estações de metro.

  6) Os diversos estados federais apresentam diferentes níveis de reabertura à circulação de pessoas e regras para controle da pandemia (como uso de máscara e distanciamento social). Como tal, recomenda-se aos viajantes que se informem junto das autoridades locais para onde se deslocam.

Recordamos que as disposições estabelecidas para a entrada de cidadãos estrangeiros nos Estados Unidos da América são uma faculdade exclusiva do estado norte-americano, pelo que os cidadãos nacionais deverão esclarecer eventuais dúvidas, e procurar dados atualizados sobre estas medidas, junto da Embaixada dos EUA em Portugal e das autoridades sanitárias nos EUA.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe