Ultima atualização: 12/12/2020

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

AVISO (11-12-2020)

Dada a situação política e social, desaconselham-se quaisquer viagens que não sejam imprescindíveis.

Alerta-se, em particular, para o agravamento da situação securitária durante o presente ano, incluindo aumento do número de sequestros.

Nos últimos meses, têm-se registado também com regularidade manifestações populares contra as autoridades locais, que envolvem muitas vezes o bloqueio de estradas. Mantenha-se em segurança. Caso se encontre no Haiti e tenha de se deslocar por estrada, não tente atravessar as barricadas.

Os aeroportos de Port-au-Prince e Cap Haitien estão a operar normalmente desde julho de 2020.

Não é solicitado que os viajantes sejam portadores de teste PCR negativo à entrada no país nem é exigido que seja cumprido um período de quarentena.

Em caso de necessidade, poderá ser contactado o Consulado-Honorário de Portugal no Haiti através do telefone +(509) 44006889 e email mousson22@hotmail.com bem como a Embaixada de Portugal em Havana, através do endereço info.havana@mne.pt e do telefone de emergência consular + 5352804454.

Covid 19 (20/03/2020)

Já foram confirmados casos de infeção por Coronavírus no Haiti. Atendendo à enorme volatilidade da situação internacional no quadro do Covid-19 e ao progressivo cancelamento de voos em todo o mundo, o Governo português desaconselha quaisquer viagens não essenciais ao estrangeiro.

 No passado dia 19 de março, o Presidente da República do Haiti anunciou:

i) o encerramento de todos os aeroportos e portos do país para o tráfego de passageiros;

ii) o recolher obrigatório no país entre as 20h e as 05h; iii) o encerramento das escolas e indústrias;

iv) a proibição de qualquer aglomeração com mais de 10 pessoas.

 No dia 15 de março, o Governo do Haiti anunciou que a fronteira com a República Dominicana seria fechada ao tráfego de passageiros, mas as mercadorias que atravessam a fronteira seriam permitidas se o pessoal que as transportar for rastreado na fronteira. Esta medida entrou em vigor às 24h do dia 16 de março de 2020.

 Os portugueses que se encontrem no Haiti e queiram regressar a Portugal, poderão contactar a linha de apoio Covid-19, acessível por telefone através do número + 351 217 929 755 e e-mail: covid19@mne.pt.

 Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 22h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (gec@mne.pt) em funcionamento 24 horas por dia.

 Poderão também contactar o Consulado-Honorário de Portugal no Haiti através do telefone +(509) 4400 6889 e email: mousson22@hotmail.com / mcglobalconsulatnt1@yahoo.com, bem como a Embaixada de Portugal em Havana, através do endereço info.havana@mne.pt e telefone de emergência consular + 53 528 044 54. “

 

Covid 19 (18/03/2020)

No passado dia 15 de março, o Governo do Haiti realizou uma conferência de imprensa para anunciar restrições de voos e o encerramento da fronteira com a República Dominicana. Estas medidas entraram em vigor às 24h do dia 16 de março de 2020.

Todos os voos de e para o Haiti e destinos na República Dominicana, Canadá, América Latina e Europa serão suspensos por duas semanas, a partir de 15 de março.

O Ministro do Interior do Haiti anunciou que a fronteira com a República Dominicana será fechada ao tráfego de passageiros, mas as mercadorias que atravessam a fronteira serão permitidas se o pessoal que as transportar for rastreado na fronteira.

Atendendo à enorme volatilidade da situação internacional no quadro do Covid-19 e ao progressivo cancelamento de voos em todo o mundo, a Embaixada desaconselha quaisquer viagens não essenciais ao Haiti.

Aos viajantes que já se encontrem no Haiti, em estadia temporária, recomendamos que efetuem, de forma urgente, esforços no sentido de antecipar o seu regresso a Portugal. Caso tenham dificuldades em conseguir soluções para o efeito, o MNE disponibiliza a linha de apoio Covid-19, acessível por telefone através do número + 351 217 929 755 e e-mail: covid19@mne.pt.

Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 22h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular em funcionamento 24 horas por dia.

Condições de Segurança (17/02/2020)

Dada a instabilidade política e social no país, desaconselham-se quaisquer viagens que não sejam imprescindíveis. Alerta-se, em particular, para o aumento do número de raptos e de outros atos violentos em 2020, levados a cabo por grupos criminais organizados em todo o território do Haiti.

Nos últimos meses, têm-se registado também com regularidade manifestações populares contra as autoridades locais, que envolvem muitas vezes o bloqueio de estradas. Mantenha-se em segurança. Caso se encontre no Haiti e tenha de se deslocar por estrada, não tente atravessar as barricadas.

 



 

  • Partilhe