Última atualização: 17-12-2020

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso
(17-12-2020)
Medidas contenção COVID-19 
 
O governo do Panamá anunciou novas medidas de contenção da propagação da Covid-19, que vão estar em vigor em todo o país durante o período de Natal e Ano Novo.
A partir de 18 de dezembro:
- o recolher obrigatório passará a ser das 19h00 às 5h00;
- é proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas (lei seca) entre as 19h00 e as 05h00;
- não será possível utilizar as áreas sociais dos condomínios durante o horário de recolher obrigatório;
- as atividades que impliquem aglomerações em lugares públicos e comerciais são interditas;
- as reuniões laborais deverão ter o máximo de 10 pessoas e é obrigatória a separação de 2 metros entre cada participante;
- nos supermercados apenas poderá entrar um elemento por família.
Foi também decretada quarentena total desde as 19h do dia 24 de Dezembro até às 05h00 de dia 28. E novamente das 19h00 de dia 31 de dezembro até às 05h00 de dia 4 de janeiro.
Estará também em vigor uma limitação à circulação para acesso aos estabelecimentos comerciais por dia e género. Assim, nos dias 21, 23, 28 e 30 de Dezembro apenas as mulheres poderão ter acesso às lojas e comércio a retalho, cabendo aos homens os dias 22, 24, 29 e 31.
A partir de 23 de dezembro e até 4 de janeiro irão ser colocados diversos postos de controlo sanitários no acesso ao interior do país.
A entrada em praias, rios, piscinas e áreas sociais públicas estará vedada entre dia 23 de dezembro e até 4 de janeiro.
Os aeroportos, portos e fronteiras permanecerão abertos.
O aeroporto internacional de Tocumen emitiu recomendações para todos aqueles que necessitem deslocar-se aos aeroportos durante os períodos de recolher obrigatório e quarentena total, que estarão em vigor durante a época de Natal e Ano Novo.
Os passageiros deverão fazer-se acompanhar dos seus bilhetes de avião e itinerário de voos para poderem apresentar nos controles policiais.
No caso de familiares ou pessoas que precisem de ir ao aeroporto para deixar ou buscar passageiros, necessitarão de levar consigo cópias dos bilhetes de avião dos membros da família ou pessoas que transportaram.

 

 

(16-10-2020)

*Nova fase reabertura Panamá*

A partir de 12 de outubro, o Panamá entra numa nova fase de reabertura, com a autorização de reativação e operação das seguintes atividades e operações:

- Hotéis;

- Cinemas, museus, teatros, galerias e sítios turísticos (a 50% da sua capacidade);

- Bibliotecas;

- Piscinas (a 25% da capacidade);

- Indústrias criativas e culturais, incluindo academias de música, arte e dança;

- Atividades turísticas, com transporte não essencial.

São também retomados os voos internacionais, sendo que as condições de entrada no Panamá passam a ser as seguintes:

- Teste PCR negativo efetuado até 48 horas antes do embarque;

- Caso não tenha efetuado teste, terá que o fazer à chegada com o custo de 50 USD. Caso o mesmo seja positivo, terá que ser cumprida quarentena num hotel-hospital indicado pelo MINSA até ter teste negativo.

Os passageiros que tenham teste negativo já não são obrigados a cumprir quarentena após a chegada ao país.

Ao contrário do previsto, as praias e rios continuam encerrados.

Continuam também os recolheres obrigatórios e quarentenas totais durante certas horas da semana e ao fim-de-semana ou domingo consoante a província.

Nas províncias de Panamá e Panamá Oeste a quarentena total é ao domingo entre as 23h de sábado e as 05h de segunda-feira e durante o resto da semana entre as 23h e as 05h do dia seguinte.

Nas províncias de Bocas del Toro e Chiriquí a quarentena total ao fim-de-semana é entre as 19h de sexta e as 05h de segunda e durante os restantes dias da semana entre as 23h e as 05h.

Na província de Colón e nos distritos de Chiriquí Grande, Isla Colón e Almirante (todos na província de Bocas del Toro) o recolher obrigatório é entre as 19h e as 05h de segunda a sábado e quarentena total ao domingo.

 

 

 

  • Partilhe