Última atualização: 04/04/2023

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

 

AVISO

Apesar de franca melhoria, mantêm-se focos de tensão político-social no Peru — em particular no Sul.
Recomenda-se prudência.
O Norte do país tem estado mais estável, apesar de fenómenos atmosféricos extremos típicos da região e época do ano.
Na capital, Lima, a situação está normal

Caso opte por viajar no Peru, deve privilegiar meios aéreos e evitar deslocações por estrada — em particular durante a noite.

Viajar no Peru não é isento de risco. Recomendamos a contratação de seguro de viagem que preveja as consequências de eventuais distúrbios, incluindo despesas com hotéis e remarcação de voos.

GERAL
https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/

VISTOS
https://pedidodevistos.mne.pt/VistosOnline/

As dificuldades nas ligações telefónicas são frequentes.

Deve privilegiar o e-mail lima@mne.pt no contacto com a Embaixada de Portugal em Lima.

Poderá também visitar a nossa página Facebook em: www.facebook.com/EmbaixadaPTLima.

VIAJANTES
Mesmo em momentos normais, viajar no Peru não é isento de risco.

A situação agrava-se em momentos de instabilidade política e social, que podem gerar conflitos, bloqueios de estradas, encerramento de aeroportos e manifestações. Em situações de crise, o poder das autoridades centrais nas zonas mais remotas é limitado e a capacidade de intervenção reduzida, podendo os viajantes ficar bloqueados por longos períodos de tempo.

Neste contexto, a Embaixada de Portugal em Lima recomenda prudência em viagens turísticas, em particular por via rodoviária (forte potencial de bloqueios de estrada, principalmente no Sul, agravado por inundações e outros fenómenos atmosféricos na região Norte). Caso opte por viajar, deve fazer-se acompanhar dos seus documentos e prever água e comida para eventuais distúrbios (como cortes de estrada ou manifestações, que podem bloquear a circulação por muitas horas). Recomendamos a contratação de seguro de viagem que preveja as consequências de eventuais distúrbios, incluindo despesas com hotéis e remarcação de voos.

A Embaixada de Portugal em Lima recomenda a todos os cidadãos nacionais que respeitem as orientações das autoridades peruanas, mantendo-se atentos à publicação eventual informação nas páginas web e Facebook da Embaixada

lima.embaixadaportugal.mne.pt/pt/

www.facebook.com/EmbaixadaPTLima/

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 
  • Partilhe