Última atualização: 27/02/2024

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso - entrada e permanência
Os cidadãos portugueses beneficiam da faculdade de entrada e estadia sem visto, para viagens de turismo ou negócios até 30 dias consecutivos. Para permanecer no Cazaquistão por período superior, deverão obter visto junto da Embaixada do Cazaquistão em Lisboa ou na sua área de residência.

Aviso – interações online com eventuais cidadãos/cidadãs do Cazaquistão
Regista-se uma tendência crescente nas comunicações online entre cidadãos portugueses e pessoas que se apresentam como cidadãos ou cidadãs do Cazaquistão. Em alguns casos, após construção de uma relação de confiança, é solicitado ao cidadão português dinheiro para cobrir despesas associadas a uma pretensa viagem a Portugal (passaporte, agência de viagem, visto, entre outras). Aconselha-se que não seja enviado dinheiro a pedido de pessoas que não conhece pessoalmente e, adicionalmente, que não sejam partilhados dados pessoais nem informações de cartões de crédito.

Aconselha-se, igualmente, que pondere antes de viajar para o Cazaquistão com o único propósito de conhecer pessoalmente alguém com quem interage online, em especial se nunca observou a pessoa através de videochamada.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe