Última atualização: 04/02/2022

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

Para entrada no Iraque é necessário:

  • PCR 72 horas máximo antes do embarque;
  • Certificado de vacinação completa;
  • Quarentena de 14 dias;
  • Uso de máscara obrigatório em locais fechados (em todo o país incluindo região do Curdistão);

Para sair do Iraque é necessário teste negativo 48 horas máximo (os laboratórios autorizados são Istishari Medical Laboratory;  Private Nursing Home Hospital, ambos em Bagdad);

O Iraque não pertence à lista verde Covid-19 em vigor em PT pelo que só são permitidas viagens a PT por motivos essenciais (um deles sendo o regresso de cidadãos nacionais PT, a PT);

A entrada na região do Curdistão iraquiano só se pode fazer mediante apresentação de um teste PCR com 48 horas máximo e de certificado de vacinação “Green pass”). À chegada por via aérea a aeroporto nesta região, serão submetidos a novo teste, a expensas dos próprios (cerca de 30 dólares). Não há restrições de movimento internas dentro da região do Curdistão iraquiano.  À saída da região do Curdistão Iraquiano por via aérea, em Erbil, é necessário apresentarem teste PCR (laboratórios autorizados: Mala Afandi Hospital; Zanko Hospital).

 

Condições de segurança

Face ao evoluir dos acontecimentos no Iraque e perante o risco de escalada de violência, desaconselha-se qualquer deslocação a este país.

No caso de deslocar-se ao país, mantenha-se atualizado acerca das notícias divulgadas nos meios de comunicação social, bem como no presente portal, e faça previamente o registo da sua viagem através da aplicação Registo Viajante. Aos residentes, recomenda-se que, caso não o tenham ainda feito, procedam à sua inscrição consular ou à respetiva atualização junto do posto com jurisdição sobre a área de residência.

Em caso de emergência, contacte o Gabinete de Emergência Consular, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, através dos contactos telefónicos +351 217 929 714 e + 351 961 706 472 ou do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

 

  • Partilhe