Última atualização: 24/04/2024

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISOS

Considerando o estado de guerra desde 7 de outubro 2023 e o recente escalar de tensões entre Israel e o Irão, incluindo o risco de deterioração rápida do conflito e possível alastramento à escala regional, deve continuar a evitar-se todas as viagens para Israel.

Os cidadãos nacionais que se encontrem no país devem respeitar os alertas emitidos pelas autoridades israelitas e seguir todas as instruções de segurança.

Existe o risco de ataques a instalações do Governo, militares e de segurança, ou em transportes públicos e locais com multidões, designadamente com armas de fogo, armas brancas ou veículos, pelo que se aconselham as maiores precauções em todas as deslocações.

O ataque iraniano de 14 de abril, e a subsequente notícia de 19 de abril de explosões na região de Isfahan, Irão vêm agravar as condições de segurança.

São totalmente desaconselhadas quaisquer deslocações à Faixa de Gaza e às áreas imediatamente circundantes. É igualmente desaconselhado qualquer deslocação à Cisjordânia e à zona da fronteira israelo-libanesa e junto à Síria (Montes Golã) que, na medida do possível, deverão ser limitadas no tempo e respeitar as recomendações abaixo formuladas. Sugere-se igualmente cautela no que respeita à travessia terrestre de Israel em direção ao Egipto e à Jordânia.

  

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 
 
  • Partilhe