As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
AVISOS
Coronavírus COVID-19 (Atualizado a 06/10/2022)
Durante a estada no Nepal, os viajantes devem respeitar os protocolos de saúde recomendados pelo Governo nepalês. As regras vão variando ao longo do tempo, havendo a possibilidade de serem introduzidas restrições devido à COVID-19. Aconselhamos, deste modo, o seguimento das medidas de prevenção da transmissão do COVID-19, decretadas pelas autoridades nepalesas.
À chegada ao Nepal, os viajantes estrangeiros poderão ser sujeitos a um check-up médico. Caso estes apresentem sintomas de COVID-19, terão de fazer um teste de antigénio, por sua conta.
Se os viajantes estrangeiros acusarem positivo à COVID-19 à chegada ao Nepal, terão de cumprir isolamento nas instalações indicadas pelas autoridades nepalesas ou no hospital. Todas as despesas inerentes à COVID-19 são da responsabilidade dos viajantes.
Condições de entrada para viajantes com vacinação completa
Nota: A vacinação completa deve ter ocorrido 14 dias antes da chegada ao Nepal.
Os estrangeiros com vacinação completa podem obter visto no momento da chegada ao Nepal (visa on arrival).
Os viajantes com vacinação completa devem cumprir os seguintes requisitos:
- Apresentação de passaporte com, pelo menos, 6 meses de validade;
- Apresentação de comprovativo de vacinação;
- Apresentação de comprovativo de reserva de hotel no Nepal;
- Apresentação de cópia impressa do Formulário de Chegada de Viajante Internacional, obtido em: http://www.ccmc.gov.np/;
- Apresentação de seguro de saúde que abranja cuidados médicos e uma eventual evacuação sanitária, e que seja válido durante a duração da viagem;
- Apresentação de cópias de licenças de montanhismo/trekking, ou licenças conexas (se aplicável).
Condições de entrada para viajantes sem vacinação completa
Os vistos à chegada (visa on arrival) estão disponíveis para viajantes não vacinados ou sem a vacinação completa há, pelo menos, 14 dias.
Os viajantes sem vacinação completa devem cumprir os seguintes requisitos:
- Apresentação de passaporte com mais de 6 meses de validade;
- Apresentação de teste RT-PCR/GeneXpert/TrueNAAT COVID-19 negativo, realizado até 72 horas antes da partida;
- Apresentação de comprovativo de reserva de hotel no Nepal;
- Apresentação de cópia impressa do Formulário de Chegada de Viajante Internacional, obtido em: https://www.ccmc.gov.np/;
- Apresentação de seguro de saúde que abranja cuidados médicos e uma eventual evacuação sanitária, e que seja válido durante a duração da viagem;
- Apresentação de cópias de licenças de montanhismo/trekking, ou licenças conexas (se aplicável).
Exceções:
Não é necessária vacinação ou teste COVID-19 para menores de 5 anos. Embora as vacinas não sejam obrigatórias para crianças entre os 5 e os 17 anos, estas devem cumprir as regras sanitárias definidas para os adultos não vacinados.
Para informação mais completa, por favor consulte os endereços seguintes:
- Website do Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil (https://www.tourism.gov.np/notices);
- Website do Departamento de Imigração (https://www.immigration.gov.np/);
- Lista de hotéis autorizados para cumprimento de quarentena (https://mofa.gov.np/wp-content/uploads/2021/06/Updated-hotel-quarantine-list-by-DOT-8june-1.pdf).
Condições de saída do Nepal para viajantes estrangeiros
- Cumprimento dos requisitos de vacinação/teste à COVID-19 do país de destino;
- Apresentação de cópia impressa do Formulário de Partida de Viajante Internacional, obtido em: https://www.ccmc.gov.np/.
APP REGISTO VIAJANTE
Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.