Última atualização: 14/02/2021

Nota Importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração, a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

Entrada no Qatar apenas autorizada a nacionais e residentes (atualização 14.02.2021)

No âmbito das restrições impostas à entrada no Estado do Qatar, devido à pandemia do COVID-19, só estão autorizados a entrar no país os cidadãos nacionais do Qatar e os cidadãos residentes.

 

A entrada está sujeita às seguintes normas:

1.    Ser titular de QID (Cartão de Residente no Qatar);

2.    Fazer o pedido de entrada através do Qatar Portal

(https://portal.www.gov.qa/wps/portal/qsports/services/servicetDetail/exceptionalentrypermittoqatarservice+) o pedido deverá ser apresentado pelo sponsor (empresa ou indivíduo);

Instalação obrigatória da aplicação ETHERAZ à entrada no Qatar;

3.    A quarentena é obrigatória em unidade hoteleira para os cidadãos provenientes dos países de alto risco ou, em casa para os cidadãos provenientes de países de baixo risco (Green List)

4.    A quarentena é paga pelo próprio e a reserva deverá ser feita após autorização de entrada, através do Portal Discover Qatar (https://www.discoverqatar.qa/welcome-home/);

Consulte aqui a Green List (países de baixo risco):

https://covid19.moph.gov.qa/EN/Pages/Countries-Classified-Low-Risk-of-COVID-19.aspx

5.    O período de quarentena para os países de baixo risco é de 7 (sete) dias em casa, com repetição do teste COVID-19 ao 6º dia; após resultado negativo no sétimo dia a aplicação ETHERAZ fica verde e pode terminar a quarentena; se o resultado for positivo passa para instalações de quarentena oficiais, para monitorização do estado de saúde;

6.    O período de quarentena para países de alto risco (caso de Portugal) é 7 (sete) dias em unidade hoteleira paga pelo próprio (ver ponto 3). O teste é repetido ao 6º dia, caso o resultado seja negativo vai para casa no sétimo dia, caso seja positivo passa para instalações de quarentena oficiais para monitorização do estado de saúde.

Notas:

Todas as isenções de quarentena em hotel, para pessoas que retornam de países de alto risco, foram suspensas a partir de domingo, 14 de fevereiro de 2021, às 02h00 e até novo aviso.

O Qatar Portal é um serviço temporário destinado aos residentes no Estado do Qatar que estavam impossibilitados regressar ao país devido às restrições impostas pela pandemia do Coronavírus (COVID-19) e permite que os empregadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, do Governo ou do setor privado, solicitem uma autorização de reentrada no Qatar para os residentes e seus familiares. Sem esta autorização, obtida exclusivamente através do Qatar Portal, não é possível o regresso ao país.

Os residentes que se encontrem no Qatar e que pretendam viajar e regressar devem obter autorização de entrada antes da partida.

Consulte aqui:

(https://portal.www.gov.qa/wps/portal/qsports/services/servicetDetail/exceptionalentrypermittoqatarservice+ )

 

 

 

 

  • Partilhe