Última atualização: 03/10/2022
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
Avisos
Situação de instabilidade (atualizado a 03/10/2022)
O Sri Lanka enfrenta, atualmente, uma grave crise política e económica, com falta de alimentos, medicamentos e combustíveis.
Recomenda-se, vivamente, que os viajantes adquiram um seguro de viagem que cubra a totalidade da estadia no Sri Lanka, incluindo eventual evacuação sanitária.
Coronavírus / COVID-19
Um significativo controlo da pandemia de COVID-19 foi atingido no Sri Lanka. No entanto, existe ainda o risco de os casos de infeção escalarem, pelo que é necessário seguir as medidas decretadas pelas autoridades de saúde do país.
Condições de entrada no Sri Lanka
Viajantes com vacinação completa há, pelo menos, 14 dias
- Apresentação do certificado de vacinação, em inglês, à chegada ao aeroporto no Sri Lanka.
Viajantes sem vacinação completa
- Realização do teste RT-PCR COVID-19 até 72 horas antes da partida/Realização do teste rápido de antigénio COVID-19, realizado até 48 horas antes da partida.
Os viajantes devem solicitar Electronic Travel Authorization (ETA)/visto através da página http://www.eta.gov.lk/slvisa/.
Devido às frequentes alterações no regime de entrada, e para questões relacionadas com vistos e restrições locais, recomendamos a consulta das páginas do Departamento de Imigração e Emigração e do Turismo do Sri Lanka (http://www.immigration.gov.lk/) e do Ministério da Saúde do Sri Lanka (http://health.gov.lk/). Recomendamos, igualmente, a consulta da página da Autoridade de Aviação Civil do Sri Lanka (https://www.caa.lk/en/) e a página dedicada ao Turismo do Sri Lanka (www.srilanka.travel/helloagain).
APP REGISTO VIAJANTE
Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.


Informação geral
Clima
Tropical húmido. Monções: Maio a Setembro. Média anual amena, entre o 23º e os 30º. Nas montanhas a temperatura é mais baixa, mas raramente sendo desagradável.
Línguas
Sinhala e Tamil. O inglês é frequentemente utilizado.
Moeda local / Sistema Bancário
Moeda local: Rupia Cingalesa (LKR).
Principais cartões de crédito são aceites em todo o país, estando generalizadas as máquinas multibanco, embora algumas possam não aceitar cartões internacionais. Bancos e hotéis podem trocar USD e Euros, sendo comuns também os travellers cheques.
Regime de entrada e estada
Regime de entrada e estada
Com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2012, a entrada para estadias de curta duração está sujeita à obtenção prévia de autorização on-line -
Electronic Travel Authorization (ETA), mediante o pagamento de uma taxa. A ETA será válida para 30 dias a contar da data de chegada ao país e poderá ser prorrogada até um período máximo de 6 meses. A prorrogação deverá ser solicitada junto do Departamento de Imigração e Emigração com uma antecedência mínima de 8 dias face ao período de validade da ETA. Para mais informações, aconselhamos a consulta das páginas oficiais da ETA -
http://www.eta.gov.lk/ - e do Departamento de Imigração e Emigração -
http://www.immigration.gov.lk/.
A ETA não constitui, por si mesma, um direito de entrada no Sri Lanka. É obrigatório que o seu passaporte seja válido por mais de 6 meses após a data de entrada no país. Aconselha-se ainda que, à chegada, seja portador de bilhete de regresso e de prova de que dispôs de meios financeiros para a duração da sua estadia.
Se pretender residir no país e/ou para estadias superiores a seis meses deverá obter visto junto da Embaixada do Sri Lanka do país onde reside.
Condições de segurança
Condições de segurança
A situação geral no Sri Lanka é relativamente calma e o país parecia ter deixado definitivamente para trás os anos de violência e insurreição das províncias do Norte, vivendo um clima de reconciliação nacional atá aos atentados de abril de 2019. Existem agora restrições de circulação por todo o território, mas os viajantes devem estar atentos a qualquer alteração da ordem pública, que pode degenerar rapidamente em violência, embora o o aparato policial e militar sejam notórios.
Certas regiões no Norte e Nordeste (ao redor de Batticaloa, incluída) ainda são interditas, pelo que é necessária prudência nas deslocações e obedecer às instruções da Polícia e Exército. Prosseguem ainda os trabalhos de desminagem do interior, pelo que os caminhos afastados dos eixos principais devem ser evitados. Toda essa região está ainda em reconstrução, pelo que as infraestruturas locais são sensivelmente de menor qualidade que as do restante país.
ATENÇÃO: O Sri Lanka é um país maioritariamente budista, com forte minoria hindu. Deverá respeitar os costumes locais e códigos de vestuário. O consumo, posse e tráfico de drogas são ilegais e estão sujeitos a graves consequências penais, incluindo à pena de morte.
Qualquer viajante que possua uma tatuagem permanente visível representando Buda ou outro símbolo sagrado do budismo arrisca automaticamente a prisão ou a expulsão do país. Por outro lado, são cada vez mais frequentes os casos de agressão de viajantes tatuados desta forma pela população local.
Transportes
Transportes
Aeroporto Internacional: Colombo.
As estradas, fora dos principais circuitos turísticos, são mal conservadas e as condições de circulação muito precárias.
Cuidados de saúde
Cuidados de saúde
A rede de saúde é limitada e, fora das grandes cidades, poderá ter dificuldade em ter acesso a cuidados médicos. É aconselhável a subscrição de um seguro de viagem que inclua situações de emergência e repatriamento.
Em caso de necessidade poderá recorrer, entre outros, aos seguintes serviços hospitalares:
National Hospital Colombo
Regente Street
Colombo 010
Tel.: (+ 94) 112 69 11 11
Nawaloka Hospital
Deshamanyah K. Dharmadasa Mawatha
Colombo 2
Tel.: (+ 94) 112 32 50 20
A rede sanitária é deficiente. Não se deve ingerir água que não seja engarrafada e selada e alimentos crus. É importante ter em mente que o gelo das bebidas pode não ser de água potável. Aconselha-se, antes da partida, a realização de uma consulta médica de aconselhamento ao viajante.
Informações úteis
Informações úteis