Última atualização: 12/07/2022

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISOS

Situação de instabilidade (atualizado a 12/07/2022)

O Sri Lanka enfrenta, atualmente, uma grave crise política e económica, com falta de alimentos, medicamentos e combustíveis. Na região metropolitana de Colombo, têm ocorrido violentos confrontos entre a população e as forças policiais. Deverão ser evitadas zonas com aglomerações de caráter político e junto dos edifícios públicos. Deverão ser seguidos os conselhos das autoridades locais, mantendo-se os viajantes vigilantes e atualizados com a informação veiculada pelos media.

Estão, assim, desaconselhadas todas as viagens não essenciais a este país.

Coronavírus / COVID-19

Um significativo controlo da pandemia de COVID-19 foi atingido no Sri Lanka. No entanto, existe ainda o risco de os casos de infeção escalarem, pelo que é necessário seguir as medidas decretadas pelas autoridades de saúde do país.
Recomenda-se que os viajantes adquiram um seguro de viagem que cubra a totalidade da sua estadia no Sri Lanka.

Condições de entrada no Sri Lanka

Viajantes com vacinação completa há, pelo menos, 14 dias


• Apresentação do certificado de vacinação, em inglês, à chegada ao aeroporto no Sri Lanka.

Viajantes sem vacinação completa

• Realização do teste RT-PCR COVID-19 até 72 horas antes da partida/Realização do teste rápido de antigénio COVID-19, realizado até 48 horas antes da partida.

Os viajantes devem solicitar Electronic Travel Authorization (ETA) / visto através da página http://www.eta.gov.lk/slvisa/.
Devido às frequentes alterações no regime de entrada, e para questões relacionadas com vistos e restrições locais, recomendamos a consulta das páginas do Departamento de Imigração e Emigração e do Turismo do Sri Lanka (http://www.immigration.gov.lk/) e do Ministério da Saúde do Sri Lanka ( http://health.gov.lk/ ). Recomendamos, igualmente, a consulta da página da Autoridade de Aviação Civil do Sri Lanka (https://www.caa.lk/en/) e a página dedicada ao Turismo do Sri Lanka (www.srilanka.travel/helloagain).

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe