Última atualização: 13/12/2023

Nota Importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração, a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISOS

COVID-19

Não é necessário apresentar prova de vacinação contra a COVID-19 para entrar na Tailândia.

Tendo em conta que as regras de entrada no país podem ser alteradas, sugere-se aos viajantes que confirmem sempre que possível as mesmas junto da companhia aérea e da Embaixada da Tailândia em Portugal.

Outros avisos

Liberalização do uso medicinal da canábis: tendo em conta a proliferação de locais de venda de produtos relacionados com canábis, na sequência da liberalização do seu uso para fins medicinais, o Ministério da Saúde Pública tailandês publicou um pequeno guia em língua inglesa sobre a sua utilização, que pode ser consultado em https://www.tourismthailand.org

Sublinha-se a proibição do consumo de produtos de canábis em espaços públicos, que pode acarretar multas e nalguns casos prisão, bem como o seu consumo sem acompanhamento médico por pessoas com menos de 20 anos ou mulheres grávidas.

Assinala-se também que o consumo e tráfico de droga são ilegais, podendo ser punidos com pesadas penas de prisão ou pena de morte.

Proibição da utilização de cigarros eletrónicos

O uso de cigarros eletrónicos na Tailândia é proibido, apesar de se encontrarem facilmente disponíveis no mercado, importados ilegalmente, e online. As penas pelo seu uso ilegal são rigorosas, podendo mesmo traduzir-se em prisão, pelo que se aconselham vivamente os viajantes a não utilizar estes produtos durante a sua estada na Tailândia, evitando assim situações desagradáveis com as autoridades policiais.

Condições de segurança

A Tailândia é um país relativamente seguro, devendo, contudo, tomar-se as devidas precauções sobretudo em locais turísticos, no que diz respeito a pequenos roubos e a atividades fraudulentas relacionadas com utilização de cartões de crédito, aluguer de motociclos, compra de joias e produtos falsificados.

Tendo em conta episódios de violência/ataques terroristas associados a questões separatistas e étnicas, desaconselha-se as viagens não essenciais às regiões do extremo sul do país – Narathiwat, Yala, Pattani e Songkhla, devido ao risco de atentados que, apesar serem direcionados contra as autoridades tailandesas, podem provocar vítimas entre turistas. Os viajantes devem cumprir as instruções das autoridades tailandesas e procurar evitar manifestações. Aconselha-se manter vigilância em locais com muitas pessoas.

Não se deve cruzar fronteiras com os países vizinhos sem cumprir as formalidades legais requeridas e fora dos locais apropriados para o efeito. As penalizações são rigorosas, desde coimas e detenção a longas penas de prisão.  Na Tailândia, à semelhança dos países da região, a posse, consumo e tráfico de estupefacientes é severamente punido, mesmo em pequenas quantidades. As penas podem ir da detenção e expulsão do país até à pena de morte, nos casos mais graves de tráfico de estupefacientes. Nestes casos, a Embaixada tem limitações muito restritas de atuação para apoiar os viajantes.

 

Casos de dengue

Têm sido recentemente registados casos de vírus Dengue na Tailândia.

Os viajantes devem tomar medidas de prevenção contra a picada de mosquitos, especialmente durante o dia.

Se está grávida ou planeia uma gravidez e pretende viajar para a Tailândia, deverá previamente consultar um médico para obter informações sobre as possíveis implicações das infeções causadas por este vírus e respetivas recomendações médicas.

Número da Embaixada de Portugal em Banguecoque, tel: + 66(0)22342123, funciona como número de emergência consular a qualquer hora do dia ou da noite, devendo evitar-se o uso do mesmo para assuntos que não sejam urgentes.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

  PlayStoreAppStore

 

  • Partilhe