Última atualização: 28/01/2021

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Aviso

Coronavírus COVID-19 (Atualizado a 28/01/2021)

O Governo de Chipre aprovou um Plano de Ação que impõe novas regras de entrada em Chipre, e de categorização de países de acordo com a sua situação epidemiológica, no qual se prevê, entre outros, o seguinte:

A classificação dos países é substituída por forma a cumprir com a categorização efetuada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). A classificação dos países em categorias passa a ser da seguinte forma:
- A Categoria A é substituída pela Categoria Verde, sem quaisquer restrições em vigor.
- A categoria B é substituída pela categoria laranja, em que é exigida a apresentação de um teste PCR negativo efetuado até 72 horas antes da partida.
- A Categoria C é substituída pela Categoria Vermelha, em que é necessário um duplo teste laboratorial, ou seja, um exame PCR negativo 72 horas antes da partida e outro teste laboratorial PCR à chegada a Chipre. Não é necessária medida de autoisolamento / quarentena para esta categoria.
- Na Categoria Cinza (Permissão Especial), os passageiros devem apresentar um teste PCR negativo efetuado até 72 horas antes da partida. Nesta categoria, as medidas de autoisolamento / quarentena serão aplicadas de acordo com as instruções do Ministro da Saúde.

Os seguintes países são classificados nas categorias Verde, Laranja e Vermelho:
- Países da União Europeia
- Países do Espaço Econômico Europeu, incluindo Reino Unido e Suíça
- Países incluídos na lista de países terceiros do Conselho Europeu
- Países terceiros (Rússia, Ucrânia, Israel, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Arábia Saudita, Egito e Bielorrússia).

Qualquer país não incluído nos acima referidos deve ser classificado na categoria Cinza (Permissão Especial). Nesta categoria específica, o procedimento para a obtenção de uma autorização especial de entrada na República de Chipre deve ser implementado para os nacionais de países terceiros (os cidadãos cipriotas, as pessoas que residem legalmente na República de Chipre e os cidadãos europeus, estão isentos da obrigação de obter uma autorização especial).

Os passageiros abaixo mencionados podem optar por se submeter a um exame PCR à chegada à República de Chipre:
- Cidadãos cipriotas e membros da sua família (incluindo cônjuges estrangeiros e filhos menores).
- Pessoas que residam legalmente em Chipre.
- Pessoas com direito a entrar na República de acordo com a Convenção de Viena.

Neste caso, os passageiros da Categoria Vermelha e da Categoria Cinza com Permissão Especial que tenham direito a exame PCR à chegada, deverão permanecer, conforme orientação do Ministério da Saúde, em autoisolamento obrigatório, a menos que apresentem teste laboratorial PCR negativo efetuado 72 horas antes da partida.

Serão efetuados controlos aleatórios dos passageiros à sua chegada a Chipre, com base nos critérios epidemiológicos dos países de onde têm origem os seus voos.

Pessoas já vacinadas, estarão dispensadas de realizar exames laboratoriais.

Estas novas regras entrarão em vigor no dia 1 de março de 2021. Até à sua entrada em vigor, será aplicada uma fase de transição a partir de 15 de janeiro de 2021, durante a qual todos os países abaixo podem ser classificados numa das quatro categorias, ou seja, Verde, Laranja, Vermelho, Cinza com Permissão Especial:
- Estados membros da União Europeia
- Países do Espaço Económico Europeu, incluindo Reino Unido e Suíça
- Países incluídos na lista de países terceiros do Conselho Europeu
- Países terceiros (Rússia, Ucrânia, Israel, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Arábia Saudita, Egito e Bielorrússia).

Em face do exposto, são desaconselháveis quaisquer viagens para Chipre, em particular para os viajantes que não se enquadram nas categorias de pessoas acima referidas (cidadãos cipriotas e membros da sua família – incluindo cônjuges estrangeiros e filhos menores; pessoas que residam legalmente em Chipre e pessoas com direito a entrar na República de acordo com a Convenção de Viena), autorizadas a viajar para Chipre desde que cumprindo os respetivos protocolos.

Acresce ainda que o Governo de Chipre impôs diversas regras de confinamento parcial, incluindo o encerramento de comércio e restaurantes, restrições à circulação interna, incluindo entre distritos, apenas permitida para deslocação de trabalhadores munidos de justificação ou por motivos específicos mediante autorização obtida via SMS e desde que não exceda 3h, e motivos de natureza urgente, estando ainda em vigor o recolher obrigatório entre as 21h00 e as 5h00.

Coronavírus COVID-19 (Atualizado a 28/07/2020)

As autoridades cipriotas adotaram critérios de entrada distintos de acordo com o país de proveniência dos viajantes, estando a informação completa e atualizada disponível no portal www.cyprusflightpass.gov.cy.

No caso dos cidadãos provenientes ou que tenham estado em Portugal nos últimos 14 dias antes da viagem, apenas é permitida a entrada de nacionais cipriotas residentes permanentemente no país e respetivos familiares, residentes legais, pessoas autorizadas a entrar ao abrigo da Convenção de Viena e outras que recebam autorização especial das autoridades da República de Chipre.

Nos casos em que a entrada é permitida, os passageiros terão de apresentar comprovativo de teste à Covid-19, com resultado negativo, e realizado até 72 horas antes da viagem. Poderão também realizar o teste à chegada ao Chipre, assegurando o pagamento do mesmo e eventuais despesas de alojamento enquanto não forem conhecidos os resultados. Mesmo que o resultado seja negativo, os passageiros provenientes de Portugal terão de permanecer 14 dias em quarentena, em residência própria ou lugar indicado pelas autoridades cipriotas.

Adicionalmente, assinala-se que todos os viajantes, independentemente do país de proveniência, que se desloquem ao Chipre deverão preencher o Travel Card (CyprusFlightPass) pelo menos 24 horas antes do início da viagem, através do endereço www.cyprusflightpass.gov.cy

 

 

 

 

  • Partilhe