Última atualização: 28/06/2022

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

Conselhos aos viajantes na Croácia – Covid-19

1. Para entrar na Croácia

A Embaixada de Portugal em Zagreb informa que as restrições relacionadas com o Covid-19 foram já levantadas na Croácia, pelo que os cidadãos portugueses que pretendam viajar para a Croácia não terão de apresentar certificados de vacinação nem resultados de testes COVID-19. Os cidadãos que contraiam o coronavírus deverão respeitar um período de quarentena. Informação atualizada, em língua inglesa, sobre a evolução da pandemia na Croácia, pode ser consultada em https://www.koronavirus.hr/.

Aconselhamos os cidadãos portugueses, previamente à sua deslocação, a tomar em devida conta a evolução da situação epidemiológica neste país, pois podem ocorrer dificuldades e constrangimentos de viagens, tais como cancelamento de voos, complicações em atravessar fronteiras, sobretudo por via terrestre, para Estados vizinhos ou próximos.

Sugere-se a introdução do registo das viagens na aplicação Registo Viajante: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/registo-do-viajante

Para além disso as Autoridades croatas aconselham o registo dos planos de visita à Croácia no site  entercroatia.mup.hr.

 

2. Caso possuam sintomas Covid-19

Os Portugueses que se encontrem neste país e patenteiem sintomas do COVID-19, tais como como tosse, febre, dores de garganta e/ou dificuldade em respirar deverão contactar a secção de epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Croácia / Hrvatski zavod za javno zdravstvo (https://www.hzjz.hr/en/contact-us/ +385 98 227 753) ou um dos epidemiologistas da região em que se encontram. Os números de contacto permanentes destas instituições poderão ser encontrados no seguinte panfleto: https://www.hzjz.hr/wp-content/uploads/2020/01/Recommendations-for-travellers.pdf

Poderão ainda contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos números telefónicos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt. Poderão também contactar a Embaixada através dos números +385 1 488 22 10 ou (telefone de emergência) +385 91 157 34 11.


3. Outros: 

Atendendo às circunstâncias especiais que o fluxo de refugiados está a provocar na região foram acionadas medidas reforçadas de policiamento e controlo de documentação nos postos de fronteira, que podem provocar atrasos nas viagens. Esta situação tem acarretado, igualmente, congestionamento de tráfego e interrupções no funcionamento de transportes como comboios e autocarros.

Assim, aconselha-se os cidadãos nacionais que se desloquem à Croácia a munirem-se de documentos de viagem e de identificação válidos: passaporte ou cartão de cidadão (um por passageiro, incluindo crianças). No caso de pretenderem aceder a outros Estados da região, através da Croácia, deverão previamente procurar obter as informações necessárias relativamente às condições de acesso, designadamente nos postos de fronteira que se encontrem operacionais, bem como a quaisquer outras condições de segurança vigentes.

Chama-se a atenção para o facto de a circulação de pessoas e bens do e para o espaço europeu dever obedecer a regras de direito internacional, distintas das aplicáveis no interior do espaço europeu de livre circulação e do espaço Schengen.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

  • Partilhe