Ultima atualização: 30/06/2022 

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISOS

(30/06/2022)
Viagens para Espanha

A Embaixada de Portugal em Madrid informa que os passageiros provenientes de países da União Europeia, ou países associados ao Espaço Schengen, NÃO precisam de apresentar à chegada a Espanha, por via aérea ou marítima, o formulário de controle de saúde SpTH, nem o certificado digital de vacinação COVID-19.

Todos os outros passageiros provenientes de países não pertencentes à União Europeia / Espaço Schengen devem apresentar à chegada a Espanha, por via aérea ou marítima, um certificado digital de vacinação UE contra a Covid-19, ou certificado equivalente. Em alternativa, poderão apresentar um certificado negativo de um teste de diagnóstico para infeção ativa, ou um certificado de recuperação da doença. Verifique se seu certificado é válido na página web https://www.spth.gob.es, ou na aplicação SpTH (Spain Travel Health) no seu telemóvel / smartphone. Os menores de 12 anos estão isentos de apresentar certificado de vacinação Covid-19.

Os passageiros com mais de 12 anos que cheguem a Espanha por via marítima, provenientes de países que NÃO pertencem à União Europeia / Schengen, devem estar na posse de um dos certificados sanitários exigidos (vacinação, teste de diagnóstico ou recuperação), sem a necessidade de preenchimento do formulário de controle sanitário através do SpTH.

Toda a informação oficial sobre restrições de controlo sanitário, à entrada em território espanhol, está disponível na ligação web do Ministério da Saúde: https://www.sanidad.gob.es/profesionales/saludPublica/ccayes/alertasActual/nCov/spth.htm

Para mais informações, consulte a seção "Saiba mais sobre o novo processo de controlo sanitário" na ligação https://www.spth.gob.es/more

Consulte também as respostas a perguntas frequentes na ligação https://www.spth.gob.es/faq.

Uso de máscara de proteção

Mantém-se a obrigação do porte de máscara nos transportes públicos, centros de saúde / hospitais e lares de idosos, passando a ser apenas recomendado o seu uso nos espaços públicos (incluindo nas estações de metro / comboio e terminais de transportes / aeroportos) onde não seja possível manter a distância de segurança de 1,5 metros.

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

  PlayStoreAppStore

 

 

 

  • Partilhe