Última atualização: 02/06/2023

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

AVISOS

02/06/2023

Alerta-se para a situação que persiste em algumas ilhas do Mar Egeu, particularmente Lesbos, Chios e Samos, devido ao fluxo migratório existente no Mediterrâneo oriental:

Tem-se constatado a vinda de jovens voluntários portugueses, movidos por um impulso de solidariedade que, conhecendo pouco a realidade local, se vão inserir no terreno enquadrados por uma ONG da qual nem sempre recebem uma orientação suficiente ou uma assistência eficaz para o caso de se encontrarem numa situação concreta de dificuldade ou risco.

Uma vez que os campos onde estes voluntários irão trabalhar se situam nas ilhas ou no norte da Grécia, para além dos contactos telefónicos que se possam fazer, a assistência consular a partir de Atenas sofre consideráveis limitações.

É de toda a conveniência que os voluntários que se pretendem deslocar para estas regiões:

1. Se informem sobre a situação dos refugiados na Grécia e especificamente sobre a ONG com a qual irão trabalhar, e também sobre a orientação e assistência que esta lhes dará no terreno;

2. Estabeleçam um contato prévio com ONGS portuguesas familiarizadas com a situação grega, como por exemplo a Plataforma de Apoio aos Refugiados - PAR;

3. Registarem a sua viagem no Gabinete de Emergência Consular através do registo do viajante em  

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/registo-do-viajante, ou nos serviços consulares da Embaixada de Portugal em Atenas sconsular.atenas@mne.pt.

Informação importante

Dada a ocorrência de incidentes em território grego com a entrada e transporte ilegal de migrantes sugere-se a todos os profissionais do transporte de mercadorias, em especial camionistas, que ao se deslocarem para a Grécia se assegurarem que o seu veículo se encontra devidamente fechado durante todo o trajeto, bem como planear a viagem atempadamente, estudando o itinerário previsto.

Sugere-se igualmente que procurem informações adicionais, para sua proteção pessoal, junto das respetivas empresas e associações profissionais.

AvisoCOVID-19

Todas as medidas restritivas relacionadas com o COVID-19 na entrada no território da Grécia foram levantadas.

Devido à volatilidade epidemiológica e a possível atualização das medidas em vigor, recomenda-se a consulta do website oficial grego, em inglês, sobre este assunto: https://travel.gov.gr/#/

 

APP REGISTO VIAJANTE

 Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

  • Partilhe