Última atualização: 24/11/2023

 Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, sendo suscetíveis de alteração a qualquer momento e sem pré-aviso. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO

Confrontos violentos no centro de Dublin

No passado dia 23 de novembro, registou-se um incidente violento no centro de Dublin – crime com arma branca –, que despoletou prolongados confrontos e múltiplos atos de vandalismo, incluindo fogo posto.

Embora este incidente não constitua caso único – o número de incidentes violentos ocorridos na capital irlandesa tem vindo a aumentar – é, até agora, o mais grave registado.

Neste contexto, recomenda-se prudência aos cidadãos portugueses e que estejam atentos aos avisos divulgados pela An Garda Siochána (polícia irlandesa), por agências noticiosas como a RTÉ e pela Embaixada de Portugal em Dublin.

Doença COVID-19

As restrições à circulação que na Irlanda vigoraram já foram levantadas. Recomenda-se a consulta do portal do Governo irlandês para informação atualizada:

https://www.gov.ie/en/publication/77952-government-advice-on-international-travel/

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

 

 

  • Partilhe