Última atualização : 01/06/2022

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos 

Atualização (01/06/2022)

A Itália mantém-se sob estado de emergência, decretado pelas autoridades até 31 de Dezembro de 2022. Tendo em conta a volatilidade do actual contexto e o risco de contágio com Covid-19, com a consequente quarentena em alojamento turístico (que pode durar até 21 dias, no caso de não se obter um teste negativo à doença), deverá ser bem ponderada a realização de viagens não essenciais a Itália, incluindo em turismo.

Em caso de deslocação ao estrangeiro, assegure-se previamente de que tem o seu Cartão de Cidadão ou Passaporte válidos e que o seu seguro de viagem cobre os riscos associados ao contágio por Covid-19, nomeadamente a quarentena em estabelecimento turístico.

RESTRIÇÕES À ENTRADA

A partir de 1 de Junho de 2022, deixa de ser necessário apresentar qualquer certificado de vacinação, teste negativo ou recuperação da doença Covid-19 para entrar em Itália. Desde 1 de Maio passado que não existe tampouco a obrigação de preencher um formulário digital de localização de passageiros. Continua, porém, a ser exigido o uso de uma máscara FFP2 para entrar em Itália a bordo de um meio de transporte público.

Para mais informação, por favor visite:
https://infocovid.viaggiaresicuri.it/index_en.html
https://www.viaggiaresicuri.it/approfondimenti-insights/saluteinviaggio
https://reopen.europa.eu/pt

RESTRIÇÕES INTERNAS

Entre 1 de Maio e 15 de Junho de 2022, o uso de máscara FFp2 será obrigatório em todos os meios de transporte públicos, estruturas de saúde, espectáculos culturais e eventos desportivos em espaços fechados. É igualmente recomendado pelas autoridades italianas em todos os estabelecimentos cobertos abertos ao público. Estão isentos os menores de 6 anos, quem esteja a fazer desporto e quem tenha uma patologia ou condição física que impeça absolutamente o seu uso.

Legislação italiana relevante: https://www.governo.it/it/coronavirus-normativa

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionaio estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore

  • Partilhe