Última actualização: 27-09-2021

 Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO

COVID19 - 27-09-2021

Encontram-se em vigor um conjunto de medidas restritivas relacionadas com a pandemia da Covid-19. A Lituânia permite a entrada a cidadãos residentes na UE/EEE, Suíça e Reino Unido, sem necessidade de quarentena, desde que possam comprovar ter completado o ciclo de vacinação há não menos de 14 dias antes da chegada ao país (com uma vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento); ou através de comprovativo médico de recuperação da doença.

As autoridades lituanas retiraram Portugal da lista vermelha, estando agora colocado no nível intermédio (amarelo). Deixa por isso de ser obrigatório o cumprimento de um período de isolamento de 10 dias para viajantes não-vacinados, mantendo-se, todavia, a necessidade de apresentar teste negativo à chegada (PCR-72 horas /Antigénio - 48 horas) e a realização de novo teste, entre 3 a 5 dias após a entrada em território lituano.

As autoridades lituanas publicam todas as sextas-feiras uma lista atualizada das condições de entrada de acordo com o país onde tem início a viagem, que pode consultar aqui: https://nvsc.lrv.lt/en/information-on-covid-19/for-arrivals-from-abroad
Os viajantes que cheguem à Lituânia por vias aérea, marítima e terrestre, em transporte regular, especial ou charter devem obrigatoriamente registar-se eletronicamente junto do Centro Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde da Lituânia, preenchendo antecipadamente (nunca antes de 48 horas até ao início da viagem) um formulário eletrónico disponível no sítio da internet da instituição (https://keleiviams.nvsc.lt/en/form) e apresentar o comprovativo eletrónico de registo no momento de embarque (código QR).

Todos os que residam ou trabalhem no estrangeiro poderão deixar a Lituânia antes do final do período de isolamento de 10 dias, devendo, no entanto, informar atempadamente o Centro Nacional de Saúde Pública: https://nvsc.lrv.lt/notification-of-departure.

 Contactos úteis:

Coronavírus hotline 1808 (linha gratuita 24 horas, ligação a partir de território lituano)

Linha do Centro de Saúde Pública (ligações a partir de território lituano ou do estrangeiro) +370 618 79984 e +370 616 94562 (24 horas)

Solicita-se a melhor atenção dos cidadãos nacionais que residam na Lituânia ou que pretendam viajar para aquele país para as informações oficiais partilhadas pelas competentes autoridades lituanas, disponíveis através dos seguintes links, que são objeto de atualizações regulares:

https://koronastop.lrv.lt/en/covid-19-related-restrictions-1

https://nvsc.lrv.lt/en/information-on-covid-19/for-arrivals-from-abroad

https://urm.lt/default/en/important-covid19

 

 APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

 PlayStoreAppStore


 
  • Partilhe