Última actualização: 28/04/2021

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Avisos

 Coronavirus COVID-19 (28/04/2021)

Devido à volatilidade da situação, poderão ser adotadas restrições à entrada com pré-aviso mínimo.

A situação sanitária na Macedónia do Norte está muito degradada. Nesse sentido, recomenda-se que sejam bem ponderadas todas as deslocações não essenciais a este país, tendo presente que, em caso de necessidade de internamento, o sistema de saúde local está sob pressão.

Entrada

Não existem restrições à entrada de cidadãos da UE em território da Macedónia do Norte. Não há obrigação de apresentar testes PCR ou obrigação de quarentena.

Utilização de máscara

A utilização de máscara é obrigatória em todos os espaços abertos e todos os locais públicos fechados, incluindo em transportes públicos. As crianças, a partir dos 6 anos, são obrigadas a usar máscara. A multa aplicável, por não usar máscara, é de 20 Euros.

Circulação
Estão em vigor de dia 28 de abril a dia 15 de maio, com possibilidade de prorrogação, as seguintes restrições:

Confinamento obrigatório entre as 21h e as 5h, durante toda a semana, com exceção de deslocação de e para aeroportos, de passageiros, titulares de bilhetes de avião. Durante o fim de semana da Páscoa Ortodoxa, 1-2 de maio, e durante a celebração do fim do Ramadão, 12-13 de maio, não existe confinamento obrigatório.

Os bares e restaurantes podem servir, exclusivamente nas esplanadas, até às 20h30, exceto se fizerem parte de um Hotel ou Aeroporto, nesse caso os horários de funcionamento serão os normais. É permitida a venda ao postigo e o serviço take-away, durante 24h.

Os supermercados e mercearias mantêm o horário normal.

A restrição de encerramento total aplica-se também a ginásios ou workshops.

• Para todos os passageiros vindos de países africanos passa a ser obrigatória a quarentena de 14 dias.

Mais informações em https://www.vlada.mk/node/23565
(informação poderá não estar em inglês) 

 

  • Partilhe