Última actualização: 19/04/2021

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

AVISO

Coronavirus COVID-19 (19/04/2021)

Devido à volatilidade da situação, poderão ser adotadas restrições à entrada com pré-aviso mínimo.

A situação sanitária no Montenegro está muito degradada. Nesse sentido, recomenda-se que sejam bem ponderadas todas as deslocações não essenciais a este país, tendo presente que, em caso de necessidade de internamento, o sistema de saúde local está sob pressão.

 

Entrada

É necessário apresentar teste negativo PCR à entrada, realizado há menos de 48 horas. É também possível apresentar, em alternativa, um teste IgG de anticorpos ou comprovativo da segunda dose de qualquer vacina contra o COVID-19. Os cidadãos portugueses com residência na Sérvia, Macedónia do Norte, Bósnia-Herzegovina ou Albânia não necessitam de teste negativo à COVID-19.

 

Utilização de máscara

O uso de máscara é obrigatório para maiores de 5 anos em locais ao ar livre e em locais fechados, incluindo transportes públicos, com exceção de praias e parques nacionais, desde que seja possível respeitar todas as medidas-barreira e distanciamento físico.

 

Circulação
Estão em vigor as seguintes restrições:

  • Recolher obrigatório entre as 00h e as 5h, com exceção de trabalhadores essenciais (área da saúde, segurança, fiscalização, etc), que estejam autorizados pela entidade patronal, cuidadores de cidadãos com incapacidade, possuidores de declaração médica que o comprove, funcionários de missões diplomáticas e consulares, crianças que sofram de autismo ou utilizem cadeiras de rodas, acompanhadas de um adulto, pelo período máximo de 1 hora e pessoas que pretendam passear os seus animais de estimação, pelo período máximo de 1 hora;
  • Proibido tráfego intermunicipal entre as cidades de Niksic, Plevlja, Mojkovac, Berane, Savnik, Kolasin, Andrijevica.
  • Supermercados e mercearias, lojas de roupa, cabeleireiros, artesanato e salões de beleza estarão abertos das 7h às 22h.
  • Os restaurantes e bares podem estar abertos até às 23h.
  • Centros comerciais estão fechados.
  • Proibição de ajuntamentos em edifícios residenciais para pessoas que não pertençam à mesma família, com exceção de cuidadores, devidamente certificados.
  • Proibição de ajuntamentos organizados em espaços públicos abertos ou fechados.
  • As comunidades religiosas terão que adaptar as suas atividades, devendo realizar as cerimónias sem presença de pessoas.
  • Apenas 10 pessoas poderão assistir a funerais.

Mais informações aqui: Najvažnije informacije o COVID-19 i vakcinaciji u Crnoj Gori - covidodgovor.me

 

  • Partilhe