Última atualização: 2020/11/04

 Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Avisos

Coronavírus COVID-19 (atualizado a 04.11.2020)

Registam-se casos diagnosticados da doença por novo coronavírus (COVID-19) em todo o Reino Unido, com transmissão comunitária.

Os Governos das quatro nações do Reino Unido determinaram distintas medidas de isolamento e confinamento. As deslocações, a interação social e o acesso a vários locais públicos, de comércio e entretenimento, estão assim condicionados ou sujeitos a regras especiais.

Para informações mais detalhadas sobre a resposta ao novo coronavírus e as restrições em vigor deverá consultar as seguintes páginas:

Inglaterra: https://www.gov.uk/coronavirus
Escócia:
https://www.gov.scot/coronavirus-covid-19/
Irlanda do Norte:
https://www.nidirect.gov.uk/campaigns/coronavirus-covid-19
País de Gales:
https://gov.wales/coronavirus

Antes de viajarem para o Reino Unido, os passageiros, turistas ou residentes, terão obrigatoriamente de preencher um formulário online, como descrito em https://www.gov.uk/uk-border-control e indicar os respetivos dados pessoais e de viagem. Aconselha-se a leitura atenta e regular das informações disponibilizadas pelas autoridades britânicas sobre esta medida.

Os passageiros provenientes de Portugal continental que entrem no Reino Unido estão obrigados ao cumprimento de isolamento profilático (quarentena) durante 14 dias, podendo a permanência no local de confinamento por si indicado ser verificada regularmente pelas autoridades policiais e de saúde.

Os passageiros oriundos das Regiões Autónomas da Madeira e Açores estão isentos desta obrigação.
As demais exceções ao regime de quarentena poderão ser consultadas na íntegra em:
https://www.gov.uk/guidance/coronavirus-covid-19-travel-corridors
https://www.gov.uk/government/publications/coronavirus-covid-19-travellers-exempt-from-uk-border-rules/coronavirus-covid-19-travellers-exempt-from-uk-border-rules

As Dependências da Coroa – Jersey, Guernsey e Ilha de Man – têm requisitos de entrada distintos, pelo que se recomenda a consulta das respetivas páginas eletrónicas:
https://www.gov.je/Health/Coronavirus/Travel/Pages/index.aspx
https://covid19.gov.gg/guidance/travel
https://covid19.gov.im/general-information/travel-advice/

Em caso de dúvida consulte os postos consulares da área de jurisdição que pretende visitar: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/rede-consular/europa/reino-unido

Aviso
Subida do nível de alerta de terrorismo (atualizado a 04.11.2020)

As autoridades britânicas determinaram a 3 de novembro a subida do nível de alerta de terrorismo, para o quarto de cinco níveis. A revisão é feita a título preventivo, na sequência dos recentes atentados ocorridos em França e Áustria.

Nos termos do nível de alerta SEVERE, a ocorrência de um ataque terrorista no Reino Unido é tida por “altamente provável”, não sendo identificada uma ameaça concreta.

A população é aconselhada a manter-se vigilante e a reportar atividades ou acontecimentos suspeitos à polícia.

 

  • Partilhe