Última actualização: 21/10/2021

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

Aviso

Coronavirus COVID-19 (21/10/2021)
Recomenda-se que sejam bem ponderadas todas as deslocações não essenciais a este país.
Em caso de dúvida, contacte a Embaixada de Portugal em Belgrado: sconsular.belgrado@mne.pt
Entrada
É obrigatória a apresentação de teste PCR negativo, realizado nas últimas 48 horas, ou um certificado de vacinação emitido pela Sérvia (Pfizer, AstraZeneca – 1ª dose, Sputnik V e Sinopharm), para a entrada de cidadãos estrangeiros na Sérvia, com exceção de cidadãos com residência na Sérvia, cidadãos da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Macedónia e Montenegro.
Nota: São igualmente aceites certificados de vacinação emitidos pelas autoridades da Alemanha, Andorra, Áustria, Arménia, Bélgica, Cabo Verde, Chipre, Croácia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Lituânia, Liechtenstein, Líbano, Malta Marrocos, Moldávia, Países Baixos, República Checa, Roménia, San Marino, Suíça, Turquia, Tunísia e Ucrânia independentemente da nacionalidade do cidadão.
Para cidadãos com nacionalidade ou residência sérvia, não é necessária a apresentação de um teste PCR ou certificado de vacinação na entrada no país, se for apresentado um teste positivo com um máximo de 6 meses e um mínimo de 15 dias, teste esse emitido pelas autoridades sérvias.

Os viajantes de negócios poderão entrar sem teste PCR, desde que se registem junto da Câmara de Comércio e Indústria da Sérvia (PKS), até 48 horas antes da viagem (inocovid19@pks.rs), e apresentem, no prazo de 24 horas após a entrada no país, teste PCR ou antígeno realizado na Sérvia. Mais informações em https://pks.rs/vesti/privrednici-iz-sveta-lakse-u-srbiju-uz-najavu-privrednoj-komori-3782

O trânsito pela Sérvia, desde que num período inferior a 12 horas, é autorizado sem necessidade de teste PCR. Não há necessidade de teste também para o pessoal que trabalhe no transporte internacional de passageiros ou mercadoria.
Utilização de máscara
A utilização de máscara é recomendada em todos os espaços abertos, continuando a ser obrigatória nos espaços fechados (exceto à mesa nos restaurantes)
Circulação
Estão em vigor as seguintes restrições:
• A partir de 23 de outubro, a entrada em estabelecimentos de restauração e diversão noturna, a partir das 22 horas, só é possível mediante apresentação de comprovativo de vacinação, teste PCR, teste antigénio ou prova de recuperação
• Os restaurantes e cafés estão abertos no horário normal, com exceção do espaço interior, que terá que encerrar à 01h.
• Instalações culturais, desportivas e restantes lojas funcionam com o horário normal.
• A capacidade máxima para eventos em espaços abertos ou fechados é de 500 pessoas

 

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

  • Partilhe