Última atualização: 02/06/2023
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
Avisos
Situação de segurança (29/05/2023)
A situação de segurança mantém-se estável.
Têm-se realizado, recentemente, protestos cívicos que implicam marchas no centro da capital, até agora sem incidentes: Recomenda-se, de qualquer forma, que grandes ajuntamentos sejam evitados.
Recomendam-se as normais precauções em caso de viagem para os países desta área de jurisdição e a utilização da app Registo Viajante (portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/registo-do-viajante) bem como a utilização dos contactos do Gabinete de Emergência Consular em caso de necessidade (https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/gabinete-de-emergencia-consular-gec)
Coronavirus COVID-19 (10/10/2022)
Entrada
A partir de 3 de maio de 2022 deixaram de existir restrições à entrada na Sérvia devido ao COVID-19, deixando de ser necessária a apresentação de qualquer documento relativo a vacinação, recuperação ou teste.
Informações adicionais na página oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia: https://www.mfa.gov.rs/en/citizens/travel-serbia/covid-19-entry-requirements
Isolamento
Em caso de necessidade de isolamento, este deverá ser realizado a expensas próprias, durante, pelo menos, 7 dias (para casos assintomáticos e pessoas com sintomas ligeiros)
Realização de testes em caso de necessidade
Testes COVID-19 (PCR) podem ser realizados nos seguintes locais:
- Instituto Torlak, localizado em Vojvode Stepe 458 em Belgrado (telefone: + 381-11-3953-700, e-mail: office@torlak.rs.
O custo de um teste PCR é de 9.000 dinares.
Os testes podem ser agendados através do site https://ezakazivanjepcr.euprava.gov.rs/.
Escolha “Engleski” no menu e seleccionando o local de teste digitando “Torlak”.
Assim que o teste for agendado, receberá um comprovativo de pagamento gerado pelo sistema que pode ser pago em bancos e correios locais. Leve o recibo de pagamento para o seu teste. Os resultados do teste serão enviados por e-mail.
- Belgrade City Institute for Public Health, localizado em Bulevar despota Stefana 54a em Belgrado (telefone: +381 11 / 2078-600, +381 11 / 2078-601, +381 11 / 3237-351.
O custo de um teste PCR é de 9.000 dinares.
Os testes podem ser agendados através do site https://ezakazivanjepcr.euprava.gov.rs/
Escolha "Engleski" no menu, digite "Beograd" e selecione "Грaдски зaвoд зa jaвнo здрaвљe Бeoгрaд ”.
Assim que o teste for agendado, receberá um comprovativo de pagamento gerado pelo sistema que pode ser pago em bancos e correios locais. Leve o recibo de pagamento para o seu teste. Os resultados do teste serão enviados por e-mail.
Testes antígenos podem ser realizados em Laboratórios privados.
Utilização de máscara
A utilização de máscara é recomendada em todos os espaços fechados, continuando a ser obrigatória em instalações hospitalares.
Circulação
Não há qualquer restrição
Informação adicional
Lista de contactos telefónicos em caso de necessidade, nomeadamente para casos com sintomas
Corona Hotline: 1616 – durante a semana das 08:00 às 20:00, ao fim-de-semana, das 10:00 às 16:00.
APP REGISTO VIAJANTE
Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.


Informação geral
Clima
Clima continental com Invernos rigorosos (temperaturas negativas frequentes) e verões quentes.
Língua
A língua oficial é o sérvio.
Moeda local / sistema bancário
A moeda oficial da Sérvia é o dinar. 1 euro equivale aproximadamente a 120 dinares ( a 10.02.2016). É útil viajar para a Sérvia com algum dinheiro em efectivo (euros), o qual pode ser trocado por dinares nas casas de câmbio ou agências bancárias. A utilização de cartões está cada vez mais generalizada no país e, nos principais centros urbanos. Existe uma rede ATM muito razoável.
Regime de entrada e estada
Os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto para estadas inferiores a 90 dias, apenas sendo necessária a apresentação de passaporte ou cartão de cidadão válidos, com validade superior a 90 dias da sua expiração antes do regresso à zona Schengen. Caso os visitantes não fiquem instalados em estabelecimentos hoteleiros, existe a obrigatoriedade de inscrição junto das autoridades policiais locais.
A legislação local exige que os viajantes declarem à entrada no país todos os montantes de moeda superiores a (equivalente) 5.000 Euros, sob risco do mesmo ser apreendido à saída do país. As autoridades podem ser mais exigentes à saída do que à entrada no país.
Condições de segurança
A maioria das viagens à Sérvia realiza-se sem problemas. No entanto, aconselha-se vigilância nos lugares públicos.
À chegada ao aeroporto, na ausência de transporte pré-organizado ou de recurso ao autocarro público, caso pretenda viajar de táxi para Belgrado ou outro destino, deve pedir um voucher no balcão respetivo (seguir sinalética “Taxi” a verde), ainda no interior do aeroporto, após passagem pela zona de recolha de malas. Atendendo a que decorrem obras no aeroporto, se tiver dúvidas sobre o local do balcão, na zona de recolha de malas, questione um funcionário do aeroporto.
O voucher será emitido, contendo referência, em dinares, ao valor da viagem até ao destino, a qual deverá ser liquidado ao taxista, no final da mesma. Por norma, viagens para Belgrado, consoante o destino concreto, custam entre 2.000 e 2.500 RSD. Chegando à zona dos táxis, viaje apenas com um taxista que aceite o voucher. Não aceite ofertas de quem está à espera de passageiros, especialmente se o veículo não tiver qualquer identificação específica de que se trata de uma companhia de táxis.
A situação de segurança no território da Sérvia é diferente consoante as regiões em causa. A presença de redes criminosas organizadas representa para os viajantes risco de roubo automóvel. É recomendada a procura de um parque de estacionamento seguro, especialmente para veículos novos e valiosos. Do mesmo modo, não é recomendável deixar identificação de documentos e valores no seu veículo. Outros tipos de furto não são particularmente frequentes.
Recomenda-se ainda, fortemente, aos viajantes que tragam consigo cópias autenticadas dos documentos de identidade, de modo a facilitar o processo, em caso de perda ou roubo.
Outras informações importantes
Números telefónicos de emergência:
- Polícia: 192;
- Bombeiros: 193;
- Ambulâncias: 194;
- Assistência em estrada: 1987.
Transportes
A carta de condução portuguesa, desde que válida, é suficiente para conduzir na Sérvia em viatura própria. Para rent-a-car é necessário carta de condução internacional.
Transporte aéreo
Na Sérvia o aeroporto internacional é o de Belgrado, a cerca de 15 km do centro da capital, mantendo ligações com as principais cidades europeias. Existem voos diretos entre Lisboa e Belgrado, pela Air Serbia (desde abril de 2023) e estão previstos começar pela Wizz Air, em julho de 2023.
Transporte rodoviário
O estado da rede viária terrestre principal é razoável. A taxa de alcoolemia permitida para condutores profissionais é 0,0 gr/l e para particulares 0,2 gr/l. A “International Motor Insurance Card” (carta verde) é válida na Sérvia e cobre riscos contra terceiros. Para seguros contra “todos os riscos", terá de verificar com a seguradora se a apólice cobre a República da Sérvia.
Segurança rodoviária
As condições de circulação exigem atenção particular, especialmente na condução nocturna e durante o período de Inverno.
Transporte ferroviário
A rede ferroviária é antiquada e lenta. Existem ligações internacionais entre Belgrado e Zagreb, Bucareste, Sófia e Skopje..
Cuidados de saúde
O pessoal clínico sérvio é qualificado. Não são requeridas vacinas obrigatórias.
Aconselha-se a subscrição de um seguro de saúde.
As urgências clínicas em Belgrado são atendidas no “Urgenti Centar” (Pasterova 2) – Tel. (00 381) 113618444.
Telecomunicações
De um modo geral, não há dificuldades de acesso à rede telefónica internacional. Os operadores portugueses de telemóveis fornecem o serviço de "roaming" para a Sérvia.
Informações úteis
Embaixada de Portugal em Belgrado
- Endereço: Rua Vladimira Gacinovica, 4, 11040, Belgrado;
- Telefones: (00381) 112662895 / 112662897;
- Fax: (00381) 112647800
- Correio electrónico: sconsular.belgrado@mne.pt
https://belgrado.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/
Gabinete de Emergência Consular
Contactos Emergência (24h) +351 217 929 714 / +351 961 706 472
E-mail: gec@mne.pt
É proibido fotografar instalações militares ou consideradas de segurança.
Ao abrigo da lei sérvia é considerado crime a não devolução às autoridades de quaisquer bens de valor encontrados, pelo que se aconselha vivamente a observância desta norma.
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes