Última atualização: 2021/11/29

Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

 

 

AVISOS

(Atualizado a 2011/11/29)

(i) as autoridades suíças irão colocar Portugal na lista de países onde a variante Ómicron do Coronavírus está em circulação.

(ii) Esta decisão terá efeitos a partir da meia-noite do dia 29 de novembro.

(iii) A lista promovida pelas autoridades suíças contempla os países que comunicaram oficialmente a existência de casos positivos da nova variante do COVID-19.

(iv) Em termos práticos, a inclusão nesta lista implicará para todos os viajantes que sejam provenientes do território português com destino à Suíça a obrigatoriedade de:

a) apresentarem o Certificado Digital COVID;

b) efetuarem um teste PCR negativo;

c) efetuarem à chegada ao país uma quarentena de 10 dias (independentemente de se tratar de viajantes vacinados ou não);

d) preencherem o documento “PLF” (Passager Locator Form). 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Certificado Digital COVID-19 UE e Certificado COVID-19 suíço

Entrou hoje em vigor a decisão da Comissão Europeia que garante que os certificados COVID-19 emitidos pela Suíça são considerados equivalentes ao Certificado Digital COVID da UE.

Assim, os detentores de certificado COVID-19 suíço podem, desde hoje, viajar para Portugal sem necessidade de apresentação do resultado de teste PCR ou antigénio.

De igual modo, os detentores de certificado digital COVID-19 UE também podem entrar na Suíça sem necessidade de apresentação do resultado de qualquer um daqueles testes.

COVID 19 (atualizado a 14-06-2021)

 VIAGENS DA SUÍÇA PARA PORTUGAL

Viagens da Suíça para Portugal

 

De acordo com as novas regras que regem o tráfego aéreo para Portugal continental, informa-se que se mantém a obrigatoriedade da apresentação de teste para todos os passageiros que tenham mais de 24 meses de idade e pretendam viajar por via aérea para Portugal.

Embora continue a ser aceite o já conhecido teste PCR realizado nas 72 horas anteriores ao início da viagem, é também aceite o teste rápido de antigénio (TRAg), realizado nas 24 horas anteriores ao embarque, cujo comprovativo deve indicar, obrigatoriamente, o conjunto dos dados normalizados acordados pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia.

Os passageiros que embarquem com comprovativo de realização de teste rápido de antigénio (TRAg) que não cumpram os requisitos previstos pela entidade acima referida, deverão realizar novo teste rápido de antigénio (TRAg) à chegada, antes de entrar em território continental, a expensas próprias, tendo de aguardar o resultado no interior do aeroporto.

 

(31.05.2021)

Viagens de Portugal para a Suíça

A partir de 31 de maio, as regras para as viagens de Portugal para a Suíça passam a ser as seguintes:

1. Apresentação do resultado negativo de um teste COVID-PCR, feito nas 72 horas antes do embarque, aplicável a todos os passageiros a partir dos 16 anos.

2. Passam a estar isentos da apresentação do teste PCR referido no ponto anterior, os passageiros que possam comprovar, no momento do embarque:

a) Terem sido vacinados (2 doses) há menos de 6 meses relativamente à data da viagem;
b) Terem contraído COVID há menos de 6 meses relativamente à data da viagem e tenham tido alta, comprovada por relatório médico.

 

 

APP REGISTO VIAJANTE

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

PlayStoreAppStore

 

 
  • Partilhe