Última atualização: 11/03/2023
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
Aviso
CORONAVIRUS
Neste momento, não existem quaisquer requisitos de vacinação para entrar na Austrália.
APP REGISTO VIAJANTE
Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.
Informação Geral
A Austrália é um país localizado entre os Oceanos Índico e Pacífico, composto pelos 5 Estados federados de Nova Gales do Sul (New South Wales), Victoria, Austrália Ocidental (Western Australia), Queensland, e Tasmânia e 2 territórios, Território da Capital Australiana (Australian Capital Territory) e Território Setentrional (Northern Territory).
Trata-se de um país desenvolvido com uma democracia estável. A capital é Camberra e as maiores cidades são Sidney, Melbourne e Brisbane. As infraestruturas e comodidades turísticas são abundantes, embora variem muito ente as regiões.
Clima
A maior parte do país beneficia de clima temperado. As estações estão genericamente invertidas em relação ao Hemisfério Norte: Verão de Dezembro a Fevereiro, Outono de Março a Maio, Inverno de Junho a Agosto, e Primavera de Setembro a Novembro. Na capital, Camberra, as temperaturas vão de 0 a 11º no Inverno e de 13 a 28º no Verão.
Língua
A língua oficial é o inglês.
Moeda local / sistema bancário
A moeda local é o dólar australiano, que se divide em 100 centavos (cents), havendo moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos e de 1 e 2 dólares. As notas que existem são de 5, 10, 20, 50 e dólares.
As instituições bancárias encontram-se abertas das 9h30 às 16h00, de 2ª a 5ª feira, e até às 17h00 às sextas-feiras. Os principais cartões de crédito são aceites., como Visa e Mastercard, sendo possível utilizar as caixas ATM 24h em qualquer banco. Os cheques de viagem são aceites em bancos e nos maiores hotéis. Os cartões de crédito são aceites, embora o seu uso seja restrito em pequenas cidades e meios rurais.
rurais.
Regime de entrada e estada
Os cidadãos portugueses devem ser portadores de passaporte com um prazo de validade de pelo menos 6 meses à data de entrada no país.
Vistos
Os vistos são exigidos para todas as deslocações à Austrália. Para deslocações inferiores a 90 dias, em turismo, os portugueses devem ter um passaporte válido e obter uma ETA (Electronic Travel Authorisation), junto dos agentes de viagens locais ou escritórios de reservas de companhias de aviação, a qual substitui um visto e permite uma estada até 90 dias.
Para informação sobre quaisquer outro tipos de vistos, deverá ser consultado o portal do
Ministério da Administração Interna em www.homeaffairs.gov.au.
Sobre outros tipos de visto, deverá ser obtida informação junto da Embaixada da Austrália em Lisboa: http://www.portugal.embassy.gov.au/".
Poderá ainda ser consultada a página internet do Ministério da Imigração e Cidadania da Austrália (DIAC): www.immi.gov.au
Formulários sobre todos os tipos de vistos podem ser consultados no portal do Departamento de Imigração e Cidadania em www.immi.gov.au.
Condições de segurança
Excelentes.
A Austrália é um país vasto, pelo que se aconselha a que as viagens sejam cuidadosamente planeadas, sobretudo no caso de incluírem percursos ou estadias em locais remotos ou rurais. Muitas regiões do interior da Austrália são distantes e pouco habitadas, oferecendo aí poucos serviços essenciais tais como alojamento, restaurantes, comunicações telefónicas ou abastecimento de combustíveis. No caso de visitas a locais remotos no "outback" australiano, é aconselhável deixar indicações sobre os pormenores do percurso e a data de regresso previstas. Em trajectos particularmente longos os viajantes são aconselhados a terem adequado abastecimento de água e de combustível, pois as distâncias entre postos de abastecimento podem em zonas rurais remotas ser de largas centenas de quilómetros. Em muitas praias australianas podem existir riscos tais como tubarões e medusas (toda a faixa costeira) bem como crocodilos (''Northern Territory"), pelo que deve ser respeitada escrupulosamente a sinalização local e evitar as praias desérticas.
Em termos gerais, a maioria dos estrangeiros que visitam a Austrália não encontra quaisquer problemas. A Austrália é caracterizada por taxas de criminalidade pouco elevadas, sendo raros os crimes violentos. Contudo, a pequena delinquência é um risco nas grandes cidades, recomendando-se medidas precaução genéricas, especialmente à noite. Especial cuidado deverá ser facultado aos objectos pessoais, bagagem, mochilas, e documentos de viagem devendo ser tomadas precauções com operações bancárias em caixas automáticas ATM. Os serviços de emergência podem ser solicitados telefonicamente marcando "000".
O risco global de terrorismo afecta também a Austrália, mostrando o Governo australiano regularmente preocupação com a possibilidade de ataques terroristas e apelando ao público para denunciar comportamentos estranhos às autoridades competentes.
Transportes
Transporte aéreo
Aeroportos principais: Sidney, Melbourne, Brisbane, Perth, Hobart, Adelaide, Darwin e Cairns, sendo os dois primeiros os que oferecem leque mais abrangente de voos internacionais.
A rede de transportes aéreos é boa, em conformidade com os níveis de segurança da aviação internacional.
Transporte rodoviário
Boa rede de estradas nacionais e secundárias. Os transportes públicos são bons
Segurança rodoviária
Deve ter-se em consideração que se conduz pelo lado esquerdo da faixa de rodagem e que os veículos têm volante no lado direito. Pode-se guiar com carta de condução internacional. Deve-se ter cuidado ao conduzir em meios rurais, especialmente no Northern Territory, devido a presença de animais não acompanhados, ausência de limites de velocidade e “road-trains”.
Transporte ferroviário
A rede de transportes ferroviários é boa, embora não existam comboios muito rápidos nem grande densidade de linhas férreas que atravessem todo a extensão território cobrir todo o território.
Transporte marítimo
A rede de transportes marítimos é boa.
Cuidados de saúde
Os viajantes que se desloquem a zonas tais como o norte de Queensland e o Território Setentrional (Northern Territory) bem como o norte da Austrália Ocidental devem ter presente o eventual risco de doenças transmissíveis por mosquitos tais como dengue e "Ross River fever".
Verifica-se igualmente a existência de uma doença que pode ser fatal, a "Murray Valley Encephalitis (MVE)", no Território Setentrional e no norte da Austrália Ocidental, com casos ocasionais em Queensland, centro Austrália e nas regiões centrais da Austrália ocidental. As autoridades australianas tomaram medidas de precaução no que refere à prevenção e tratamento de eventuais casos ou a gripe aviaria, não constituindo a Austrália uma zona de risco particular nesta matéria.
Deve salientar-se a eficiência e qualidade do sistema de saúde australiano, o qual é caracterizado contudo pelos custos muito elevados de todo o tipo de cuidados ou tratamentos médicos, designadamente em caso de hospitalização e intervenções cirúrgicas, não existindo acordo entre Portugal e a Austrália para o efeito e não podendo os viajantes portugueses beneficiar, nessa perspetiva, do apoio do programa Australian Medicare.
Recomenda-se, assim, o recurso a seguros de viagem designadamente no que se refere a cobertura de eventuais despesas de saúde (cuidados médicos e internamento hospitalar), acidentes pessoais e furto ou perda de bagagens e documentos.
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas
- Royal Adelaide Hospital (Adelaide): North Terrace, Adelaide SA 5000 - Tel. (0061) 882224000 - http://www.rah.sa.gov.au/homepage.php;
-Wesley Hospital Brisbane (Brisbane): 451 Coronation Drive, Auchenflower Brisbane, QLD 4066 - Tel. (0061) 732327000 –http://www.uchealth.com.au/wesley/;
- The Canberra Hospital (Camberra): Yamba Drive, Garran, ACT 2606 - Tel. +61 2 62442222 http://health.act.gov.au/health-services/canberra-hospital/;
- Royal Darwin Hospital (Darwin): Rocklands Drive, Casuarina NT 0810 - Tel. (0061) 889228888-http://www.health.nt.gov.au/Hospitals/Royal_Darwin_Hospital/index.aspx;
- Calvary Hospital (Hobart): 49 Augusta Road, Lenah Valley, Tasmania 7008 - Tel. (0061) 362785224-http://www.calvaryhospital.org/site/pp.asp?c=ktJUJ9MPIsE&b=3226167;
- Royal Melbourne Hospital (Melbourne): Grattan Sreet, Parkville 3052 Victoria - Tel. (0061) 393427000 –http://www.mh.org.au/royal_melbourne_hospital/homepage/w1/i2/;
- Sydney Hospital (Sydney): 8 Macquarie Street, Sydney NSW - Tel. (0061) 293827111 - http://www.sesiahs.health.nsw.gov.au/sydhosp/;
- Sir Charles Gairdner Hospital (Perth): Hospital Avenue, Nedlands 6009 WA - Tel. (0061) 893463333 - http://www.scgh.health.wa.gov.au/
Telecomunicações
O funcionamento da rede de telecomunicações é bom nas principais cidades. Deve ter em consideração que muitas regiões no interior da Austrália são remotas, têm pouca população e poucos serviços à disposição, pelo que, nessas áreas, o acesso às telecomunicações é limitado, bem como a cobertura redes móvel.
Os telemóveis portugueses funcionam na Austrália, desde que estejam ligados ao sistema “roaming”, sendo, no entanto aconselhável contactar antes da partida a respetiva operadora nacional. Para obter informações sobre a possível utilização de telemóveis portugueses poderá procurar nos sítios http://www.telecom.pt ou http://www.telstra.com.au. As principais empresas de telecomunicações são a Telstra, Optus, Vodafone e Virgin.
Informações úteis
Embaixada de Portugal em Camberra
-Endereço:Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;
- Telefones: (0061) 262604970 / 262605664 / 262812473;
- Faxe: (0061) 262814387;
- Endereço de correio eletrónico: camberra@mne.pt
- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 09h00 às 13:00h e das 14h00 às 17h00.
Restrições aduaneiras
Os viajantes devem ter conta que a Austrália mantém um regime fitossanitário assaz estrito, sendo proibidas a entrada de quaisquer produtos origem agrícola ou animal no país. Os turistas que tenham intenção de viajar à Austrália deverão ainda abster-se de tentar introduzir no país quaisquer produtos agrícolas.
Nas viagens internas, quer por via aérea ou terrestre, com frequência os viajantes irão deparar-se com o aviso dos riscos para transporte de fruta, vegetais e plantas de outros Estados. Tal deve-se a pestes e doenças que são prevalentes em certos locais e que as autoridades sanitárias buscam controlar a propagação, pelo que existem postos de quarentena onde os inspetores têm faculdade de inspecionar as bagagens e haveres pessoais dos passageiros, confiscado fruta fresca e vegetais. A melhor opção é adquirir aqueles produtos na primeira povoação após a passagem das fronteiras estaduais.